sábado, dezembro 27, 2025

Presidente do BB é a 18º mulher mais poderosa do mundo – 11/12/2025 – Mercado

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a 18ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes. Ela é a única brasileira da lista, que reúne as cem mulheres que mais se destacaram em diversos setores, como finanças, negócios, entretenimento e tecnologia, em 2025.

O ranking destacou as dificuldades vividas pelas mulheres este ano, citando a piora do mercado de trabalho e da toxicidade do mundo virtual, definindo as personalidades escolhidas como “exemplos de resiliência em tempos turbulentos”.

Medeiros estreou no ranking em 2023, quando ocupou a 24ª posição.

A paraibana de 47 anos é descrita pela revista como uma “defensora contundente de políticas ambientais”. A Forbes ainda destaca que Tarciana é a primeira mulher a comandar o banco mais antigo do Brasil e o segundo maior da América Latina.

O discurso de Tarciana na Assembleia Geral da ONU em 2023 sobre financiamento para negócios ambientalmente sustentáveis e a parceria firmada entre o BB e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para destinar US$ 250 milhões a fontes de energia renovável e infraestrutura sustentável também são destacados no texto.

Tarciana está à frente de personalidades como Taylor Swift (21ª), Oprah Winfrey (30ª), Beyoncé (33ª) e Kim Kardashian (71ª) na lista.

Nas redes sociais, a executiva celebrou a conquista. “Saber que eu posso ajudar a abrir caminhos e mostrar que sonhos são possíveis é o que realmente dá sentido a tudo isso”, afirmou em publicação no Instagram.

Segundo a revista, o ranking se baseia em quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. No caso de executivas, foram avaliados receitas e número de funcionários. Para líderes políticas, foi considerado o PIB (Produto Interno Bruto) e o tamanho das populações dos respectivos países. Menções na mídia também foram consideradas.

O ranking é liderado, mais uma vez, por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A lista deste ano teve 17 estreantes, incluindo as personagens de animação do fenômeno do entretenimento “Guerreiras do K-Pop”, que ocuparam coletivamente a última posição da lista.

Segundo a revista, as cem mulheres da edição deste ano comandam coletivamente US$ 37 trilhões em poder econômico e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas.

VEJA AS 20 PRIMEIRAS COLOCADAS DO RANKING EM 2025

  1. Ursula Von Der Leyen (presidente da Comissão Europeia)
  2. Christine Lagarde (presidente do Banco Central Europeu)
  3. Sanae Takaichi (primeira-ministra do Japão)
  4. Giorgia Meloni (primeira-ministra da Itália)
  5. Claudia Sheinbaum (presidente do México)
  6. Julie Sweet (CEO da Accenture)
  7. Mary Barra (CEO da General Motors)
  8. Jane Fraser (CEO do Citi)
  9. Abigail Johnson (CEO da Fidelity Investments)
  10. Lisa Su (CEO da AMD)
  11. MacKenzie Scott (filantropa fundadora da Yield Giving)
  12. Ruth Porat (presidente da Alphabet)
  13. Melinda French Gates (filantropa fundadora da Pivotal)
  14. Gail Boudreaux (CEO da Elevance)
  15. Ana Patricia Botín (chairman do Santander)
  16. Amy Hood (vice-presidente da Microsoft)
  17. Kristalina Georgieva (diretora do FMI)
  18. Tarciana Paula Gomes de Medeiros (presidente do Banco do Brasil)
  19. Catherine MacGregor (CEO da Engie)
  20. Gwynne Shotwell (presidente da SpaceX)

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img