Estão abertas as inscrições para 84 cursos livres de música da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) para todas as idades e níveis de conhecimento. Os cursos contemplam vários instrumentos, teoria, orquestras, canto, tecnologia e ensino a distância. As inscrições vão até 26 de janeiro.
Nas modalidades presencial e online, as atividades oferecem mil vagas em cursos teóricos e práticos, com conteúdo musical específico, duração de um ano e carga horária de até três horas-aula semanais. Os estilos são os mais variados, tendo possibilidades para quem é iniciante e para quem já está mais avançado no estudo da música popular ou erudita.
Algumas das novidades de 2026 são os cursos para docentes sobre pessoas com deficiências (PCDs) e neurodivergentes, educação musical para profissionais que atuam com a terceira idade, rabeca e guitarra, do blues ao metal.
Entre as opções de cursos há um especialmente projetado para indivíduos com deficiência visual que possuem habilidades de leitura e escrita em Braille. O objetivo é proporcionar apoio a indivíduos com deficiência visual que dependem de materiais acessíveis para acompanhar as disciplinas oferecidas pela Emesp.
Além disso, a atividade é aberta a todas as pessoas interessadas em aprender sobre o Braille, independentemente de terem conhecimento prévio sobre esse sistema. A musicografia Braille é uma ferramenta impotante que promove a acessibilidade e a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade.
Para mais detalhes sobre critérios de seleção e ementa de cada curso, todos gratuitos, acesse o site da Emesp Tom Jobim em https://emesp.org.br/.
Esta é uma excelente oportunidade para aprender sobre a arte de amealhar os sons através de profissionais muito bem qualificados que exigem apenas sua dedicação.
Boa sorte!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha






