segunda-feira, janeiro 19, 2026
21.6 C
Pinhais

UE pode responder às tarifas “irracionais” dos EUA, diz chanceler alemão

O chanceler alemão Friedrich Merz declarou nesta segunda-feira (19) que a União Europeia está em posição de reagir quando confrontada com “tarifas irracionais dos Estados Unidos”.

“Não queremos essa escalada. Não queremos uma disputa comercial com os Estados Unidos”, afirmou Merz em uma coletiva de imprensa.

“Mas se formos confrontados com tarifas que consideramos irracionais, então somos capazes de responder”, acrescentou.

Isso será discutido na Cúpula da UE em Bruxelas prevista para quinta-feira (22), compartilhou Merz. Ele comentou ainda que tentará se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira (21).

Donald Trump anunciou no sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após o republicano ameaçar anexar a ilha.

Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho.

Trump afirmou que tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia.

Autor: CNN Brasil

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas