segunda-feira, janeiro 19, 2026
21.6 C
Pinhais

Cuba aprova medidas para declarar estado de guerra

O Conselho de Defesa Nacional de Cuba aprovou no fim de semana “planos e medidas” para implementar “estado de guerra” em meio a tensões com os Estados Unidos.

A imprensa oficial da ditadura castrista publicou a informação no domingo (18), embora as medidas não tenham sido detalhadas.

A agência EFE informou que tais planos se baseiam no conceito de Guerra de Todo o Povo, uma estratégia promovida na década de 1980 pelo então ditador Fidel Castro que prevê a mobilização geral da população cubana para enfrentar uma possível agressão externa.

A imprensa estatal cubana relatou que o plano foi aprovado no sábado (17), durante uma reunião do Conselho de Defesa Nacional – órgão responsável por assumir o comando do país durante desastres naturais ou conflitos armados – “em cumprimento às atividades planejadas para o Dia da Defesa”, com o objetivo de “aumentar e melhorar o nível de prontidão e coesão da liderança e do pessoal”.

No sábado, o regime castrista realizou novamente um dia dedicado a atividades de defesa, com exercícios que incluíram simulações de emboscada, treinamentos para colocação de minas e proteção da população e aulas conjuntas em áreas como saúde militar, defesa contra armas de destruição em massa, manuseio do fuzil AKM e técnicas de camuflagem, de acordo com relatos da imprensa estatal.

Desde a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, aliado do regime de Cuba, em uma operação militar dos Estados Unidos em 3 de janeiro, a tensão entre Havana e Washington aumentou.

Embora o presidente Donald Trump tenha dito logo após a captura do chavista que não planejava uma intervenção em Cuba, porque, segundo ele, o regime comunista aliado da Venezuela estaria “prestes a cair”, o secretário de Estado, Marco Rubio, sugeriu em entrevista à emissora NBC que essa hipótese não está descartada.

“Não vou falar sobre quais serão nossos próximos passos e quais serão nossas políticas neste momento a esse respeito”, disse Rubio. “Mas acho que não é nenhum segredo que não somos grandes fãs do regime cubano, que, aliás, foi quem apoiou Maduro.”

Logo após a entrevista coletiva em que Trump detalhou a operação em que Maduro foi capturado, o secretário havia sido mais explícito. “Se eu morasse em Havana e fizesse parte do governo, estaria preocupado pelo menos um pouco”, ameaçou.

Dias depois, o jornal The New York Times noticiou que as Forças Armadas dos Estados Unidos, após executarem a operação de captura de Maduro, reduziram o volume da frota que mantêm posicionada no Caribe desde o final de agosto e transferiram dois navios de transporte anfíbio para águas ao norte de Cuba como parte dessa reorganização.

Posteriormente, Trump disse nas redes sociais que a ilha não receberia “mais petróleo nem dinheiro” da Venezuela e sugeriu ao regime de Cuba que chegasse a “um acordo antes que seja tarde demais”.

O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, rebateu também nas redes sociais, ao dizer que “não há conversas com o governo dos Estados Unidos”.

“Como demonstra a história, para que as relações entre EUA e Cuba avancem, elas devem se basear no direito internacional, em vez de hostilidade, ameaças e coerção econômica”, escreveu Díaz-Canel.

O ditador acrescentou que o regime cubano está disposto a “manter um diálogo sério e responsável” com o governo americano “com base na igualdade soberana, no respeito mútuo, nos princípios do direito internacional, no benefício recíproco, sem interferência em assuntos internos e com pleno respeito à nossa independência”.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Triplo A: Sanepar mantém patamar mais alto da escala de rating da Moody’s

Prestes a completar 63 anos de sua fundação na...

França rejeita convite de Trump para Conselho da Paz em Gaza

A França deve rejeitar o convite feito pelo presidente...

Ventura pede apoio de outros partidos de direita em Portugal

O líder do partido de direita nacionalista Chega, André...

Steam libera jogo grátis por menos de 24 horas! Resgate agora

Procurando algo diferente para jogar sem custos no PC?...

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas