|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Poucos recursos narrativos do cinema são tão eficazes quanto uma reviravolta na trama. Quando bem construída, essa virada de roteiro tem o poder de transformar um bom filme em uma experiência inesquecível. É o chamado plot twist, na expressão em inglês que identifica uma mudança repentina no rumo da história.
Na lista abaixo, sugerimos cinco produções que se destacam por elevar o elemento surpresa a outro patamar. São obras que jogam com as expectativas e revelam o quanto o cinema é capaz de manipular nossas emoções. Todos os filmes estão disponíveis no streaming e, embora os desfechos de alguns sejam bem conhecidos, nós preservamos os finais surpreendentes. Nada de spoilers.
Se7en – Os Sete Crimes Capitais (1995)
A produção dirigida por David Fincher conta a história de uma caçada a um serial killer liderada por dois policiais. A dupla é formada pelo experiente e cauteloso William Somerset, vivido por Morgan Freeman, e o jovem e impetuoso David Mills, interpretado por Brad Pitt. Em um clima sombrio, os crimes vão se sucedendo em episódios grotescos e recheados de detalhes mórbidos que, ao invés de confundir, trabalham a favor da trama. Com uma lógica bizarra, os elementos se encaixam e o final surpreende com uma reviravolta brutal. Se7en é considerado um dos melhores thrillers de todos os tempos e voltou aos cinemas no início deste ano para comemorar as três décadas do lançamento.
Onde assistir: disponível na HBO Max e para locação no Prime Video e YouTube Filmes.
O Suspeito da Rua Arlington (1999)
Dirigido por Mark Pellington, o filme é um thriller psicológico que manipula a percepção do espectador desde o começo. A trama conta a história de Michael Faraday, vivido por Jeff Bridges, um professor de história que fica viúvo de uma agente do FBI, assassinada em um confronto com um grupo anti-governo. Faraday suspeita que seus novos vizinhos são terroristas e, obcecado, passa a investigar o que acredita ser um plano para explodir um prédio público e matar centenas de pessoas. A reviravolta, já nos minutos finais da produção, no auge da tensão e da paranoia, é absolutamente perturbadora.
Onde assistir: disponível no Prime Video e para locação no Apple TV+ e YouTube Filmes.
Os Outros (2001)
Estrelada por Nicole Kidman, a produção na linha terror-gótico é dirigida por Alejandro Amenábar. Grace (Kidman), mora em um casarão mal-assombrado ao lado dos filhos. Cristã devota, ela vive à espera do retorno do marido, que foi lutar na Segunda Guerra Mundial. As crianças sofrem de uma doença que as impede de se expor à luz do sol. Por isso, a casa está sempre na penumbra, com as janelas vedadas por cortinas e nenhuma porta deve ser aberta sem fechar a anterior. O desfecho muda completamente a compreensão da narrativa e dos personagens. Os Outros foi um tremendo sucesso de bilheteria na época e arrecadou mais de US$ 200 milhões nos cinemas de todo o mundo.
Onde assistir: disponível na Netflix.
Os Infiltrados (2006)
O eletrizante drama policial é dirigido por Martin Scorsese e conta com grande elenco, formado por Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Mark Wahlberg. Um policial disfarçado (DiCaprio) se infiltra na máfia de Boston, enquanto um criminoso (Damon) faz justamente o caminho inverso, ao conseguir ingressar em uma Unidade de Investigações Especiais. À medida que ambos tentam descobrir a identidade um do outro, o suspense cresce em um jogo mortal de lealdade e traição. A sequência final traz mortes e uma reviravolta que subverte qualquer expectativa. Os Infiltrados venceu o Oscar de Melhor Filme e Direção.
Onde assistir: disponível para locação na Amazon, Apple TV+ e YouTube Filmes.
O Segredo dos Seus Olhos (2009)
O thriller policial argentino é dirigido por Juan José Campanella. Um ex-oficial da Justiça argentina, interpretado por Ricardo Darín, decide escrever um romance baseado em um caso brutal de estupro e assassinato que marcou sua carreira. Ao revisitar o crime, ele reacende memórias de uma paixão não resolvida por sua colega de trabalho, vivida por Soledad Villamil, e de um país ainda assombrado pela impunidade. Ao final, uma reviravolta transforma o que parece ser uma conclusão em uma nova e dolorosa verdade. A produção venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
Onde assistir: Prime Video.

VEJA TAMBÉM:
-
Os 30 anos de “Se7en”, um dos maiores thrillers policiais da história do cinema
- Filme brutal sobre vingança é redescoberto e ganha espaço no streaming






