quarta-feira, janeiro 21, 2026
15.5 C
Pinhais

Marrocos vice prediz dificuldade que o Brasil terá na Copa – 20/01/2026 – O Mundo É uma Bola

Primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2026, que será realizada em junho e julho na América do Norte (EUA, Canadá e México), Marrocos terminou a Copa Africana de Nações (CAN) com o vice-campeonato.

Resultado de certa forma frustrante, pois o país da África árabe atuou em casa e perdeu a final, conturbada, diante do Senegal (África negra), depois de desperdiçar, no lance final do segundo tempo, um pênalti ridiculamente cobrado por Brahim Díaz, atacante do Real Madrid, com uma cavadinha que parou nas mãos do goleiro Mendy.

A derrota doída, vinda com um gol na prorrogação, não tira, entretanto, o protagonismo de Marrocos para a Copa que se aproxima e serve para a seleção brasileira reforçar a atenção aos pontos fortes do rival de 13 de junho, no MetLife Stadium, em East Rutherford (EUA).

Os marroquinos, que terminaram o Mundial de 2022, no Qatar, na quarta colocação, fizeram uma CAN de altíssima competência na defesa.

Foram somente dois gols sofridos em sete partidas pelo excelente goleiro Bono, e só um, o senegalês, com bola rolando. No segundo jogo na fase de grupos, no empate com Mali (1 a 1), o gol malinês saiu de um pênalti.

Além desse empate, na caminhada até a decisão, cinco partidas, sempre sem sofrer gols: Comores (2 a 0), Zâmbia (3 a 0), Tanzânia (1 a 0), Camarões (2 a 0), Nigéria (0 a 0, depois e 4 a 2 na disputa de pênaltis).

O nível dos oponentes era espetacular, máquinas de fazer gols? Não, porém Camarões e Nigéria são seleções respeitáveis, com presença constante em Copas do Mundo.

E a solidez defensiva marroquina não apareceu agora. Nas 23 partidas disputadas em 2025, antes na CAN, Marrocos só tomou gol em 7 (30%).

Uma marca respeitável na comparação com seleções mais badaladas. Nas suas últimas 23 apresentações, o Brasil levou gol em 14 (61%); a Espanha, em 12 (52%); a França, em 11 (48%).

A retaguarda da Argentina, atual campeã do mundo, passou incólume em 15 dos 23 jogos mais recentes –perto de Marrocos, porém menos proficiente nessa comparação.

Em adição a uma defesa dificílima de ser transposta, Marrocos reforçou a aura de ser um time com disciplina tática, coletivamente ajustado e dono de ótima transição defesa-ataque, transformando erros dos rivais em oportunidades ofensivas.

Os marroquinos não fazem gols a rodo. Foram nove nas sete partidas na CAN, média pouco superior a um gol por jogo. Contra o Brasil, não irão querer ficar com a posse de bola e criar, mas contra-atacar com velocidade, para pegar a defesa desprevenida, e precisão.

São bons nisso, especialmente com o lateral e capitão Hakimi, do PSG, elemento-surpresa no ataque da equipe que veste vermelho.

Para evitar se complicar na estreia na Copa, a seleção de Ancelotti, a quem será dada a iniciativa, precisar ter o máximo de cuidado para não errar passes na intermediária ofensiva (alô, Casemiro, alô, Bruno Guimarães), ou pode ser vítima de um contra-ataque mortal, e redobrar a atenção no setor defensivo esquerdo, que é por onde Hakimi avança sempre perigosamente.

Alguém poderá dizer que Marrocos perdeu a final da CAN, e em seus domínios, então não está na crista da onda. Não está mesmo, e isso, por paradoxal que seja, ajudará os Leões do Atlas.

Perceberam, no mínimo, que não são os melhores do continente (nada de salto alto, o que sempre é prejudicial) e que em jogo importante não se faz “palhaçacinha” em cobrança de pênalti (cavadinha nunca mais).

Se já entrariam diante do Brasil com vontade e motivação elevadas, por ser o jogo inicial da Copa e por o adversário ser o pentacampeão mundial, o revés contra o Senegal acende um alerta de que tudo não está tão bem. Sobe a vontade, sobe a motivação.

A derrota ensina mais que a vitória, e a tendência é Marrocos melhorar até o Mundial. Já forte, será ainda mais forte. Ruim para o Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas