domingo, dezembro 28, 2025

Proposta para código de conduta no STF é combatida em silêncio – 27/12/2025 – Elio Gaspari


Desde outubro, quando subscreveu um estudo da Fundação Fernando Henrique Cardoso, avaliando o Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro Antonio Cezar Peluso defende a adoção de um código de conduta para os magistrados do STF.

Assim, são oito os ex-presidentes que defendem publicamente a mudança, mais o ministro Edson Fachin, atual presidente da Corte e a ministra Cármen Lúcia.

Aos nomes dos demais: Rosa Weber, Ayres Britto, Marco Aurélio Mello, Carlos Velloso e Celso de Mello. Todos aposentados.

Os presidentes do STF chegam à cadeira por um sistema de rodízio. Três ministros (Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes) estiveram na função e continuam no tribunal, mas não se manifestaram. Luís Roberto Barroso aposentou-se há pouco e também está calado.

Nenhum deles é obrigado a assumir uma posição, mas a proposta de Fachin é combatida em silêncio. Contra, em público, só Alexandre de Moraes, numa fala de 2024.

Estranho silêncio para um tribunal que começou 2025 mostrando que condenou 371 pessoas pelas badernas golpistas do 8 de Janeiro.

Clinton e Epstein

Como era de se esperar, o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) caiu na roda de saliências criminosas do ricaço tarado Jeffrey Epstein.

Fala-se mal de Donald Trump (beneficiário do círculo de relações sexuais de Epstein) e da inflexão irracional do partido Republicano. Valeria a pena buscar no casal Bill-Hillary a nascente da crise do partido Democrata.

O estilo de Leão 14

As roupas dos Papas são um indicador de suas políticas. Desde sua entronização, em 2005, Bento 16 (2005-2013) fez uma opção pelos tesouros do Vaticano e abandonou o báculo de aço, com um Cristo sofrendo, trazido por Paulo 6º (1963-1978) e mantido por João Paulo 2º (1978-2005). Além disso, tornou famosos seus sapatos vermelhos.

O argentino Bergoglio teria dito que “acabou o carnaval” e Francisco atravessou seu pontificado (de 2013 a 2025) com enormes sapatos pretos.

Leão 14 mostrou uma queda pelo luxo, sem a pompa de Bento 16, tirou do armário a peça de aço, mas usa também báculos dourados com fina ourivesaria.

Até agora, está mais parecido com Francisco do que com Bento.

A Igreja Católica começou a mudar em 1958, quando João 23 começou a dispensar o trono em que era carregado nos ombros de 12 homens vestidos de preto. Anos depois, João Paulo 1º mandou-o para o depósito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img