Um ataque utilizando drones perpetrado pela Ucrânia danificou a infraestrutura portuária e um gasoduto em uma área residencial no porto de Tuapse, no mar Negro, disse a administração regional na noite desta terça-feira (30). Não houve relatos de feridos, segundo a Rússia.
Equipes de emergência foram enviadas para reparar os danos, informou o quartel-general operacional da região de Krasnodar por meio do aplicativo de mensagens Telegram. O cais do porto foi danificado, acrescentou.
SHOT, um canal de notícias do Telegram com fontes nos serviços de segurança da Rússia, disse que uma série de explosões foi ouvida em Tuapse na noite desta terça-feira e que moradores de um distrito relataram um incêndio.
Vários meios de comunicação ucranianos, incluindo o veículo de mídia RBC-Ucrânia, postaram fotos no Telegram que parecem mostrar um grande incêndio queimando à distância durante a noite, com uma torre de comunicações em primeiro plano.
Não houve comentário oficial imediato da Ucrânia sobre o ataque. A agência de notícias Reuters não pôde verificar independentemente o relato ou a extensão dos danos.
Tuapse é um dos principais portos russos no mar Negro para produtos petrolíferos, ancorado pela refinaria de Tuapse da Rosneft ROSN.MM orientada para exportação, que tem capacidade para processar cerca de 240 mil barris por dia e fornece produtos como nafta, óleo combustível e diesel.
O porto e a refinaria foram atingidos repetidamente por ataques de drones ucranianos durante a guerra que a Rússia iniciou há quase quatro anos após ter invadido o país vizinho.
Ofensiva ucraniana fere um civil, diz Moscou
A Ucrânia também lançou uma série de ataques com drones nesta terça-feira visando Moscou, partes do oeste da Rússia e a Crimeia, região anexada pelos russos em 2014. A ofensiva feriu uma pessoa perto da capital russa, segundo autoridades do Kremlin.
As unidades de defesa aérea da Rússia destruíram um total de 27 drones ucranianos em um período de três horas a partir das 20h (14h no horário de Brasília), incluindo três sobre a região de Moscou, informou o Ministério da Defesa russo no aplicativo de mensagens Telegram.
Andrei Vorobyov, governador da região de Moscou, disse no Telegram que 21 drones ucranianos foram abatidos durante o dia sobre a região. Um civil ficou ferido como resultado do ataque. Não houve relatos imediatos de danos causados pelos ataques.
Os ataques relatados ocorreram um dia depois que a Rússia acusou a Ucrânia, sem fornecer evidências, de tentar atacar uma das residências oficiais do presidente russo Vladimir Putin.
Kiev rejeitou as alegações como infundadas e destinadas a descarrilar as negociações de paz.
A Rússia raramente divulga a extensão total dos danos causados por ataques ucranianos, a menos que civis ou infraestrutura civil sejam afetados.
Separadamente, um corte de energia atingiu uma cidade nos arredores de Moscou após uma falha técnica em uma instalação de energia regional, informou a RIA, citando autoridades de energia. O canal de notícias Telegram SHOT disse que cerca de 100 mil pessoas foram afetadas. Não houve evidência imediata de que o corte de energia estivesse ligado à Ucrânia.




