Levantamento do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul aponta que 67% das prefeituras do estado não aplicam de maneira correta uma nova norma para licitações estabelecida por lei aprovada em 2021 e que entrou plenamente em vigor em 2023. A nova legislação substituiu a que existia desde 1993.
Em 2024, outro levantamento, do Tribunal de Contas da União (TCU), mostrou que 61% das prefeituras e governos estaduais em todo o Brasil implementaram de maneira insuficiente as normas.
“A nova Lei de Licitações traz avanços nos mecanismos de contratação, permite mais racionalidade e agilidade nos processos. Mas, ao mesmo tempo, é preciso que as administrações atualizem seus procedimentos e evoluam em práticas que ainda não estejam adaptadas ao novo ordenamento”, diz Cezar Miola, vice-presidente de Relações Institucionais da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).
Segundo ele, ainda é preciso que os municípios invistam na melhoria da governança, em temas como prevenção de riscos, planejamento, treinamento de servidores e uso de tecnologia.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?





