O aposentado Roberto Augusto (o nome é fictício para preservar sua intimidade), de 63 anos, recebeu uma ligação de vídeo no qual uma pessoa que se identificava como o apresentador Luís Ricardo, do SBT, dizia que ele havia sido premiado com R$ 100 mil na Tele Sena.
O rosto na tela, provavelmente feito por inteligência artificial, era igualzinho ao do apresentador, que ficou nacionalmente conhecido por ter sido um dos intérpretes do palhaço Bozo nos anos 80. Na conversa, para reforçar a manipulação, o falso Luís Ricardo fez várias perguntas típicas de programa de auditório como “o que o senhor pretende fazer com o prêmio?”
Na sequência, ele pediu os dados bancários do aposentado e o orientou a entrar no aplicativo do banco para confirmar se o crédito havia caído na conta. Como não havia depósito, o golpista disse ao aposentado que a instituição deveria estar bloqueando os valores e indicou os procedimentos que deveriam ser adotados para liberá-los.
Sem perceber que se tratava de um golpe, ele acabou fazendo duas transações em seu cartão de crédito, bem como transferências via pix, o que resultou em um prejuízo de cerca de R$ 20 mil.
No relato feito à polícia, o aposentado disse que apenas percebeu que havia sido vítima de um golpe quando entrou no aplicativo da Tele Sena e verificou que não havia ganhado prêmio algum.
Além de registar a ocorrência na polícia, o aposentado processou o banco digital PicPay alegando que a instituição falhou no seu sistema de segurança antifraude ao não bloquear transações financeiras que destoavam do seu perfil de gastos, permitindo empréstimos e transferências em valores altos e fora do horário comercial.
Citando jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a advogada Bárbara Malaquias Silva, que representa o aposentado, afirmou na ação que os bancos têm “o dever de desenvolver mecanismos de segurança que identifiquem e obstem movimentações que destoam do perfil do consumidor”.
O banco se defendeu no processo argumentando não possuir “relação com os fatos narrados”, uma vez que não recebeu qualquer valor. “A ação deveria ter sido movida apenas contra os golpistas”, afirmou.
O PicPay disse que o aposentado transferiu voluntariamente os valores aos estelionatários e que não houve nenhuma falha de segurança, pois não poderia prever ou impedir o crime. Afirmou ainda que seu site auxilia os clientes a identificarem e evitar fraudes.
O processo ainda não foi julgado.
A Tele Sena é um título de capitalização criado em 1991 pelo Grupo Silvio Santos no qual, ao adquirir uma cartela, o consumidor participa de vários sorteios. Caso não seja premiado, após um ano da compra, ele tem a opção de resgatar 50% do valor pago, com juros e correção monetária, ou acrescentar a diferença de valor e trocar pela Tele Sena em vigor.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




