quarta-feira, janeiro 21, 2026
20.7 C
Pinhais

Janeiro Branco: tecnologias com IA para cuidar da saúde mental

Caso você ou alguém que você conheça esteja lutando contra pensamentos suicidas ou problemas de saúde mental, procure ajuda. No Brasil, Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece ajuda ou informações de forma gratuita. O apoio emocional e serviço preventivo ao suicídio está disponível pelo número 188 ou pelo site www.cvv.org.br. O atendimento está disponível 24 horas por dia.

O Janeiro Branco promove uma campanha anual de conscientização sobre a saúde mental. Na geração da inteligência artificial, além dos tratamentos tradicionais, aplicativos que usam essa tecnologia estão sendo desenvolvidos para auxiliar os usuários na manutenção e melhora do bem-estar psicológico.

Voltados para organização emocional, controle do estresse e autocuidado, esses recursos digitais podem integrar a rotina das pessoas em busca de mais equilíbrio psicológico. Veja abaixo alguns aplicativos que podem ajudar na saúde mental.

Chatbots de apoio emocional

Algumas plataformas de conversa com inteligência artificial são dedicadas à saúde mental. As plataformas Woebot, Wysa e Youper são algumas que oferecem conversas guiadas, exercícios de reflexão, registro de humor e técnicas baseadas em terapia cognitivo-comportamental.

O Wysa, por exemplo, propõe técnicas de respiração e ajuda a reestruturar pensamentos negativos. O Woebot, criado por especialistas da Universidade de Stanford, envia check-ins diários e dá lições sobre ansiedade e depressão por meio de conversas rápidas. O Youper personaliza exercícios de meditação e gratidão com base no estado emocional do usuário.

IAs para monitoramento de humor

A inteligência artificial também pode ser usada para um acompanhamento diário por meio do mapeamento do humor e padrões de respostas a perguntas cotidianas.

Plataformas como Mindstrong, Daylio e Moodpath analisam padrões de uso, respostas e relatos diários para identificar mudanças de humor e possíveis sinais de ansiedade ou depressão.

O Mindstrong, por exemplo, analisa como o usuário digita e interage com o celular — avaliando a velocidade, o ritmo e os erros — para detectar sinais precoces de depressão ou recaídas.

Aplicativos de meditação e bem-estar

Os aplicativos Headspace, Calm e Insight Timer são especializados em ensinar técnicas e conduzir meditações, exercícios de respiração e rotinas de relaxamento conforme o perfil do usuário.

Ferramentas de escrita terapêutica

Algumas IAs ajudam na organização de pensamentos por meio de diários guiados, perguntas reflexivas e reestruturação cognitiva, auxiliando no autoconhecimento.

Aplicativos como Day One, Reflectly e Journey ajudam os usuários que desejam fazer reflexões diárias sobre emoções, humor e rotina, ajudando no controle da ansiedade e no desenvolvimento do bem-estar mental.

Apps de organização mental e foco

Às vezes, a saúde mental é afetada pelo caos das tarefas diárias, então algumas plataformas usam a IA para “quebrar” tarefas complexas em passos minúsculos, reduzindo a paralisia por ansiedade.

A Todoist e o Forest, por exemplo, são conhecidos por ajudar no foco e na produtividade, transformando tarefas em listas claras, com prazos e prioridades, reduzindo a sobrecarga.

Autor: CNN Brasil

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas