No Dia do Leitor, celebrado nesta quarta-feira (7), a rede estadual de ensino comemora os avanços no incentivo à leitura entre crianças e jovens por meio do Leia Paraná, recurso educacional digital que vem transformando a relação dos estudantes com os livros. Integrada ao cotidiano escolar, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) alia literatura, tecnologia e aprendizagem para tornar a leitura mais acessível e presente na rotina dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
O interesse dos estudantes da rede estadual pela leitura é cada vez mais evidente. No ano de 2025, cerca de 1,4 milhão de leituras foram concluídas, totalizando mais de 10 milhões de horas dedicadas à atividade. Em relação a 2024, quando cerca de 1 milhão de leituras foram finalizadas, o engajamento foi significativo.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, os dados refletem mudanças importantes em relação ao hábito de leitura dos estudantes. “Unimos tecnologia e literatura para aproximar os livros da realidade dos estudantes. O Leia Paraná amplia o repertório cultural, fortalece a compreensão textual e contribui diretamente para o desenvolvimento da aprendizagem”, afirma.
PARA TODOS OS GOSTOS – Com mais de 140 recursos educacionais disponíveis, entre livros digitais e audiolivros, o acervo reúne obras de diferentes gêneros, níveis de complexidade e áreas do conhecimento.
Segundo a coordenadora de Educação Digital da Seed-PR, Lorena Pantaleão, o diferencial do Leia Paraná está na experiência flexível oferecida aos alunos. “O estudante pode ler no seu ritmo, em diferentes dispositivos, e interagir com conteúdos que dialogam com o currículo escolar. Isso fortalece o protagonismo juvenil e torna a leitura mais significativa”, explica.
Voltado exclusivamente à rede estadual, o Leia Paraná integra a política educacional da Secretaria de incentivo à leitura e de uso pedagógico das tecnologias digitais. A proposta é formar leitores mais críticos, ampliar o contato dos estudantes com diferentes linguagens e contribuir para a preparação dos jovens para os desafios do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
DIA DO LEITOR – Instituído em 1928, o Dia do Leitor é comemorado anualmente em 7 de janeiro. A data é dedicada aos adeptos da leitura, servindo como forma de fomento ao acesso à literatura e ao desenvolvimento do hábito de ler. A literatura é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorado anualmente em 1° de maio, e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.





