O presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou detalhes de seu plano para reconstrução da Faixa de Gaza durante o lançamento de seu Conselho de Paz no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta quinta-feira (22).
O líder americano voltou a destacar o potencial imobiliário do enclave palestino em imagens divulgadas por meio de slides na cerimônia.
“Sou um profissional do ramo imobiliário de coração, e tudo se resume à localização. Eu disse: olhem para este local à beira-mar, olhem para esta bela propriedade. (…) É uma ótima locação para o mercado imobiliário, perto do mar”, disse.
Em seguida, Jared Kushner, seu genro, apresentou detalhes do projeto arquitetônico para o desenvolvimento do enclave, destruído na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Em uma primeira projeção, a equipe de Trump mostrou o território de Gaza com cores representando os locais planejados para empreendimentos turísticos, complexos industriais (incluindo centros de dados), instalações esportivas, parques, terras agrícolas e áreas residenciais.
Outro slide retrata “a nova Gaza”, com arranha-céus ao longo da costa, um centro de transporte e empreendimentos industriais tecnológicos e energéticos. De acordo com o projeto, há previsão de construção de 180 arranha-céus em toda a faixa do litoral e 100 mil unidades habitacionais em Rafah, cidade que fica ao sul da Faixa, na fronteira com o Egito.
Além disso, foram apresentados dados sobre crescimento econômico, aumento da renda familiar e criação de empregos ao longo de um período de dez anos.
Kushner, membro da junta executiva fundadora do Conselho de Paz constituído hoje por Trump, pontuou que a nova fase do plano de paz para a Faixa de Gaza só será possível com a desmilitarização do Hamas.
Dentro dessa estrutura, as armas pesadas devem ser confiscadas imediatamente, enquanto as armas pessoais devem ser registradas e retiradas de serviço, até que a segurança seja restabelecida pelas forças policiais do novo Comitê Nacional para a Administração de Gaza.
De acordo com a apresentação de Kushner, o desarmamento será recompensado com anistia, reintegração ou salvo-conduto para fora do território.
Com essa etapa concluída, o projeto de reconstrução terá início por Rafah – fase 1A – e avança para o norte, sem especificação de um cronograma. A fase final, a quarta, corresponde à capital do enclave, a Cidade de Gaza.
Trump já havia apresentado plano para Gaza, mas foi alvo de críticas
Em fevereiro do ano passado, o presidente Donald Trump divulgou um vídeo gerado por Inteligência Artificial (IA) que mostrava um desenvolvimento urbano em Gaza, com prédios futurísticos e resorts.
Na ocasião, ele apelidou o projeto de “Riviera do Oriente Médio” e defendeu uma “ocupação” americana no enclave, o que rapidamente se tornou alvo de condenação da comunidade internacional.
Autor: Gazeta do Povo






