Os correntistas e investidores que compraram CDBs e outros títulos de renda fixa do Banco Master estão reclamando da demora na devolução do dinheiro das aplicações que tinham seguro do Fundo Garantidor de Créditos contra calote e quebra do banco.
A razão é que a demora em receber o dinheiro impede, na prática, que os investidores apliquem o dinheiro em outros investimentos.
É que a correção monetária e os rendimentos considerados são apenas aqueles devidos até a data da decretação da liquidação do Master, em 18 de novembro do ano passado.
Em outras palavras, os investidores estão perdendo o dinheiro. É o chamado custo de oportunidade do investimento.
Eles estão se sentindo lesados, mas não é bem assim. Esse é o risco que assumiram em troca de uma rentabilidade esperada muito mais alta.
No caso do Master, as vendas de CDBs chamavam atenção de todo o mercado financeiro com a oferta de rentabilidade de até 140% acima do CDI, valor muito superior ao praticado na média mercado.
O ganho com os CDBs estava fácil demais. É um risco que deveriam conhecer.
Se não conheciam, as plataformas de venda dos CDBs deveriam esclarecer. Desde 2024, o risco reputacional da estratégia agressiva do Master estava no radar do mercado financeiro. Daniel Vorcaro dobrou a aposta com a tentativa de venda do Master ao BRB.
Agora, as investigações têm revelado detalhes das fraudes. Aos poucos a teia do esquema apurado pelos investigadores estão vindo à tona.
O liquidante do banco está tendo dificuldades em fechar a lista dos aplicadores que poderão ser garantidos em até R$ 250 mil.
A documentação encontrada pelo liquidante é confusa e complexa, com vários CNPjs diferentes de bancos, o que já era esperado tamanha bagunça nas operações do banco.
Os investidores poderão até, no futuro, tentar cobrar as perdas da massa liquidada do Master. Mas o prejuízo de agora serve de aprendizado. Para dizer o mínimo. Quando a esmola é grande, o santo desconfia.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





