Ao menos um terço da população brasileira com acesso à internet faz uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), segundo levantamento do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação). A maioria se concentra em faixas etárias dos 10 aos 34 anos.
Os usuários de IA correspondem a cerca de 50 milhões de pessoas com 10 anos ou mais, de acordo com os dados mais recentes da TIC Domicílios, pesquisa anual do Cetic.br, feita desde 2005, que mapeia o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação –daí a sigla TIC– por meio da internet.
A pesquisa indica que a faixa etária que mais utiliza a IA é a que vai dos 16 aos 24 anos, com 55% dos entrevistados neste segmento admitindo uso das ferramentas. Na sequência aparecem os públicos entre 25 e 34 anos (44%) e entre 10 e 15 anos (40%).
Indivíduos acima dos 35 anos relataram menor uso das tecnologias. O levantamento mostra que dos 35 aos 44 anos, apenas 30% disseram utilizar IA. O percentual reduz à medida que a idade aumenta: entre 45 e 59 anos, os usuários de IA correspondem a 18% e, entre aqueles com 60 anos ou mais, apenas 6%.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados que não utilizam a IA o porquê de não recorrerem às ferramentas. O público de 60 anos ou mais foi maioria (72%) ao justificar que falta habilidade para utilizá-la.
Na faixa entre 16 a 24 anos, a mais assídua das ferramentas, 84% dos que não as utilizam alegam agir assim por falta de interesse ou de necessidade.
Os indivíduos mais jovens, entre 10 e 15 anos, procuram a IA, em sua maioria (88%), para realizar pesquisas ou trabalhos escolares. O grupo entre 35 e 44 anos tem 90% dos usuários de IA afirmando que a procuram para uso pessoal.
Dos 35 aos 59 anos, 65% disseram usar a inteligência artificial para fins profissionais.
Pela primeira vez em 20 anos, a TIC Domicílios incluiu dados sobre IA e sobre o comportamento dos brasileiros em relação a apostas. O resultado foi divulgado em 9 de dezembro de 2025.
O levantamento entrevistou pessoalmente 24.535 pessoas de todas as regiões do país entre março e agosto de 2025. Os entrevistados foram selecionados de acordo com informações do Censo Demográfico e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, ambas realizadas pelo IBGE.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





