terça-feira, janeiro 13, 2026

ONU condena assassinato de manifestantes no Irã – 13/01/2026 – Tv Folha

“O assassinato de manifestantes pacíficos precisa parar. Rotular os manifestantes como ‘terroristas’ para justificar violência contra eles é inaceitável. Instamos as autoridades iranianas a interromper imediatamente todas as formas de violência e repressão contra manifestantes pacíficos e a restaurar o acesso completo à internet e aos serviços de telecomunicações”, diz Jeremy Laurence, porta-voz do ACNUDH (Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos).

“Como vimos mais recentemente em 2022, amplos setores da população iraniana foram às ruas exigindo mudanças fundamentais na governança do país. E, mais uma vez, a reação das autoridades é aplicar força brutal para reprimir demandas legítimas por mudança. Esse ciclo de violência horrível não pode continuar.”

“O Alto Comissariado enfatiza que os iranianos têm o direito de se manifestar pacificamente. Suas reivindicações precisam ser ouvidas e atendidas, e não instrumentalizadas por ninguém.” Mais de 600 pessoas morreram em duas semanas de protestos antigoverno no Irã, segundo ativistas. Entre eles, cerca de 500 manifestantes e 100 militares e agentes de segurança.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img