quarta-feira, janeiro 14, 2026

Lula discute apoio à Venezuela em ligação com Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (14) com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, ocasião na qual ambos concordaram na análise sobre a situação na Venezuela, segundo destacou o Kremlin.

“Os líderes trocaram opiniões sobre a atualidade internacional, com especial atenção à situação na Venezuela”, destaca a nota oficial emitida pelo Kremlin.

Segundo o comunicado, Lula e Putin concordaram sobre a necessidade de se garantir “a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana”.

Os dois manifestaram “preocupação” com o uso da força e a violação do direito internacional na região, após a captura do ditador Nicolás Maduro por forças dos EUA no último dia 3 de janeiro.

Além disso, ressaltaram a importância de “continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões do mundo”.

A iniciativa da ligação partiu do lado brasileiro, segundo ressaltou o regime russo. Horas antes, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, já havia saudado a política da ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na defesa da soberania do país diante da “operação ilegal” de Washington.

“Observamos com grande interesse, preocupação e simpatia como as autoridades venezuelanas defendem seus direitos e sua independência, ao mesmo tempo em que demonstram flexibilidade e expressam sua vontade de dialogar com os EUA”, afirmou Lavrov em entrevista coletiva.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img