sexta-feira, janeiro 23, 2026
14.2 C
Pinhais

TikTok cria joint venture nos EUA para evitar banimento – 22/01/2026 – Economia

A ByteDance, controladora chinesa do TikTok, concluiu nesta quinta-feira (22) um acordo para criar uma joint venture com controle majoritário americano, em uma tentativa de evitar a proibição do aplicativo nos Estados Unidos.

O acerto marca um ponto de virada para a plataforma de vídeos curtos, que enfrenta disputas regulatórias há anos. O embate começou em agosto de 2020, quando o presidente Donald Trump, então em seu primeiro mandato, tentou, sem sucesso, banir o aplicativo por preocupações ligadas à segurança nacional.

A nova empresa, batizada de TikTok USDS Joint Venture LLC, será responsável por proteger os dados dos usuários americanos, o aplicativo e o algoritmo, por meio de medidas reforçadas de privacidade e cibersegurança, segundo a companhia.

Pelo acordo, investidores americanos e globais —incluindo a gigante de computação em nuvem Oracle, o fundo de private equity Silver Lake e a gestora MGX, de Abu Dhabi— ficarão com 80,1% do capital da nova empresa. A ByteDance manterá uma participação minoritária de 19,9%.

O TikTok é usado por mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos e vinha sendo alvo de pressão crescente do Congresso e de autoridades americanas para reduzir a influência chinesa sobre a plataforma.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Em pouco mais de um mês, Sanepar retira 166 toneladas de lixo das areias do Litoral

O trabalho contínuo de limpeza das praias do Litoral...

BRDE atua em 95% dos municípios da Região Sul.

A atuação descentralizada do Banco Regional de Desenvolvimento do...

Alemanha expulsa diplomata da Rússia acusado de espionagem

A Alemanha decidiu expulsar nesta quinta-feira um funcionário de...

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas