sexta-feira, novembro 28, 2025

Caixa destitui indicado por Ciro Nogueira após derrota econômica

Getting your Trinity Audio player ready...

A Caixa Econômica Federal decidiu destituir dois assessores indicados por PP e PL. O banco anunciou a decisão em um comunicado em inglês aos investidores, na última sexta-feira (10). O comunicado é assinado por Luiz Felipe Figueiredo de Andrade, Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores.

Logo após o governo ver a validade da medida provisória que pretendia resgatar a arrecadação perdida com programas sociais, conhecida como MP da Taxação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu entrevista coletiva. Nela, falou em levar propostas ao presidente Lula (PT) para responder à derrota. Uma das possibilidades citadas atinge diretamente o centrão: o corte de R$ 10 bilhões em emendas parlamentares. Em resposta, o presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que “quem é contra emendas parlamentares, é contra a população.”

A proposta recebeu pedidos de retirada de pauta, capitaneados por PL, PP e União Brasil. Dessa maneira, o governo viu frustrada a possibilidade de arrecadar R$ 17 bilhões. União Brasil e PP recentemente anunciaram desembarque do governo Lula, passando à oposição. Por isso, os nomes das siglas que ocupassem cargos no governo deveriam pedir demissão. Dois nomes, um de cada partido, resolveram desafiar a ordem e permanecer nos cargos: o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP) e o ministro dos Transportes, Celso Sabino (União). Os dois estão afastados de suas funções partidárias. Sabino, inclusive, já enfrenta procedimento que pode terminar em expulsão da legenda.

VEJA TAMBÉM:

  • Governo Lula culpa Tarcísio por derrota de MP que aumentava impostos
  • Lula radicaliza promessas eleitorais com transporte público gratuito e jornada de trabalho menor

Quem são os destituídos?

Paulo Rodrigo de Lemos Lopes deixa a vice-presidência de Sustentabilidade e Cidadania Digital. A indicação de Paulo ocorreu em 2024, após acordo entre o governo e nomes do PL ligados ao centrão, primeiramente como vice-presidente de Negócios e Varejo. Ele segue como funcionário da Caixa, onde atua desde 1999. Sua história na estatal passa pelos cargos de gerente geral, gerente regional e superintendente executivo de varejo.

José Trabulo Júnior foi indicado pelo presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI). Aliado político de longa data de Ciro, Trabulo Júnior trabalhou na coordenação de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2024. O piauiense já foi diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, também integrou o Conselho Fiscal da Caixa Corretora.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img