O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone na noite desta quinta-feira (22), informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
Ainda segundo a agência, durante a ligação, Xi afirmou que ambos os países devem assegurar os interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel central da ONU (Organização das Nações Unidas).
O presidente chinês também pediu que ambos os países sejam forças construtivas para salvaguardar a paz mundial e impulsionar a governança global, acrescentou a Xinhua.
“A China está disposta a continuar sendo uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe”, disse Xi, reiterando uma posição de longa data sobre os laços regionais.
Ele acrescentou que o objetivo é promover a construção de uma comunidade China-América Latina com um futuro compartilhado.
Uma parceria estratégica para 2024, que visa alinhar a Iniciativa BRI (Belt and Road, na sigla em inglês ou Cinturão e Rota) da China aos planos do Brasil para impulsionar a agricultura, a infraestrutura e a transição energética, exemplifica a solidariedade e a cooperação entre os países do Sul Global, disse Xi.
Na reunião do G20 daquele ano, Xi apresentou medidas relacionadas à BRI, bem como à ciência e tecnologia, com o objetivo de apoiar o Sul Global.
(Com informações de Liz Lee, da Reuters)
Autor: CNN Brasil






