A farmacêutica indiana Biological E. espera que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprove em breve o uso de sua vacina pneumocócica no Brasil, depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) concedeu a pré-qualificação em novembro para o imunizante.
Em outubro do ano passado, a Biological E. e a Fiocruz assinaram acordo para produção local da vacina com a Bio-Manguinhos.
A assinatura aconteceu quatro meses após a farmacêutica indiana vencer uma chamada pública da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para fornecer ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) sua vacina PCV14. Sua proposta foi vitoriosa porque garantia transferência total de tecnologia ao país em até cinco anos e possuía melhor custo-efetividade.
Pouco antes da assinatura, porém, o Painel S.A. noticiou que o acordo estava travado e que a Biological E. foi surpreendida por tratativas do governo com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) envolvendo o mesmo imunizante.
Na época, o Ministério da Saúde disse à coluna que o produto não tem registro na Anvisa, por isso não estava disponível no Brasil. Mas a falta desse registro já era um fator conhecido antes da chamada pública da Fiocruz.
A pasta afirmou ainda que não existia uma Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada para a produção dessa vacina já que a Fiocruz não inscreveu a proposta no edital da pasta para PDPs.
Pouco depois de a reportagem ser publicada, porém, a Fiocruz e a Biological E. assinaram o acordo em Nova Délhi, capital indiana, durante viagem do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, à Índia.
Nesta quarta (14), Alckmin voltou a se reunir com executivos da farmacêutica. O encontro foi visto pela companhia como mais um aceno do governo brasileiro à cooperação Brasil-Índia para vacinas.
O encontro acontece às vésperas da visita do presidente Lula ao país asiático, prevista para fevereiro.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




