quinta-feira, janeiro 15, 2026

Hacker pede redução de pena com base em indulto de Lula

A defesa do hacker Walter Delgatti Neto pediu nesta quarta-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a redução da pena com base no indulto de Natal assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro. O requerimento visa reduzir em um quarto (25%) o tempo de prisão que ainda resta ao hacker.

Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto com a ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP), que recebeu pena de 10 anos de prisão. Ele está em regime semiaberto desde segunda-feira (12).

No pedido, a defesa solicita a oitiva da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o caso; a concessão definitiva da comutação de pena, retroativa a 25 de dezembro de 2025; e a elaboração de um novo cálculo de pena, que poderá antecipar as datas para a progressão ao regime aberto e o livramento condicional.

VEJA TAMBÉM:

  • Michelle diz que Allan dos Santos é “dos demônios” e rebate crítica por vídeo de Tarcísio

Caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir sobre o pedido. O advogado Ariovaldo Moreira, que representa Delgatti, destacou que os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica não constam no rol de impeditivos previstos no indulto de Lula.

A defesa argumenta que o decreto estabelece que “os condenados que não preencham requisitos para o indulto terão direito à comutação de sua pena remanescente na fração de 1/4 (um quarto), desde que, até 25 de dezembro de 2025, tenham cumprido 1/4 da pena, se reincidente”.

Segundo Moreira, no caso do Hacker, o cálculo de um quarto da pena total corresponde a 2 anos e 22 dias. “O executado atingiu este marco temporal em 24/08/2025. Portanto, na data de corte estabelecida (25/12/2025), o requisito objetivo estava plenamente satisfeito”, disse.

O advogado citou “bom comportamento carcerário” de Delgatti e ressaltou que não foram registradas faltas graves nos últimos doze meses anteriores à publicação do indulto.

Hacker voltou para Tremembé

O pedido de redução de pena ocorre em um momento de transição no cumprimento da sentença. Nesta quarta (14), a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP) confirmou o cumprimento da decisão de Moraes para a progressão de Delgatti ao regime semiaberto.

Ele foi transferido da Penitenciária II de Potim, localizada em Potim (SP), para a Penitenciária II de Tremembé, conhecida como “presídio dos famosos”, em São Paulo. O hacker cumpria pena em Tremembé desde fevereiro do ano passado, mas foi transferido para Potim em dezembro.

Autor Original

Destaques da Semana

Bairros de Curitiba ficam submersos após chuvas fortes

TempestadeInstabilidade deve continuar nas próximas horas, com possibilidade de...

Paulinha Leite faz 36 anos e ganha festa surpresa com direito a limousine; vídeos

A influenciadora e ex-BBB Paulinha Leite, aniversariante...

Lula sanciona Orçamento e veta R$ 400 milhões em emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou...

Explosão em empresa de grãos deixa trabalhador ferido em Cascavel

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img