sexta-feira, janeiro 23, 2026
22.4 C
Pinhais

Curso técnico de IA abre vagas na rede estadual do Paraná

O Paraná passará a oferecer, a partir do ano letivo de 2026, um curso técnico de IA (inteligência artificial) integrado ao Ensino Médio na rede pública estadual. A iniciativa coloca o estado entre os primeiros do país a incluir a formação em inteligência artificial de forma estruturada na educação básica.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O curso técnico de IA estará disponível em 32 colégios estaduais e deve atender cerca de 2 mil alunos. A lista completa das instituições pode ser conferida aqui.

A formação será ofertada pela Secretaria da Educação do Paraná, com aulas 100% presenciais, realizadas em laboratórios de informática ou com o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula. O modelo permite que o estudante curse, simultaneamente, o Ensino Médio regular e o curso técnico de IA, sem prejuízo ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao final dos três anos, o aluno recebe o diploma de Técnico em Inteligência Artificial e Dados. Parte das vagas será ofertada em parceria com o Sistema S: 22 turmas pelo Senac e três turmas pelo Senai. Outras vagas serão preenchidas diretamente pela rede estadual.

Curso técnico de IA dialoga com o mercado de trabalho

A criação do curso técnico de IA integra a política de modernização curricular da rede estadual e busca alinhar a formação dos estudantes às transformações do mundo do trabalho. O Paraná oferece mais de 45 cursos técnicos em 777 escolas, com presença em todos os Núcleos Regionais de Educação.

A educação profissional tem apresentado crescimento acelerado no estado, refletindo a demanda crescente por formações técnicas desde o Ensino Médio. Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o avanço da educação profissional confirma a estratégia adotada pelo estado.

“A educação profissional da rede estadual do Paraná tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos, saltando de 11 mil estudantes matriculados em 2021 para cerca de 50 mil em 2025”, comparou. Para ele, a implantação do curso técnico de IA reforça o compromisso com uma formação inovadora e conectada à realidade tecnológica.

O conteúdo do curso técnico de IA inclui disciplinas como programação em Python, ciência de dados, machine learning, inteligência artificial aplicada, segurança digital e educação midiática. A prática pedagógica contará com apoio de um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido em parceria com a Alura, que fornecerá trilhas formativas, materiais didáticos e suporte aos docentes.

As inscrições para o curso técnico de IA seguem abertas até o fim de janeiro, tanto para as vagas da rede estadual quanto para as ofertadas em parceria com o Sistema S. Pais e responsáveis devem procurar o colégio de interesse, durante o horário de atendimento da secretaria, para verificar a disponibilidade de vagas.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Oposição no DF pede impeachment de governador após ser citado por Vorcaro

A oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), do Distrito...

Trump diz que TikTok está agora nas mãos de “patriotas”

O presidente dos EUA, Donald Trump, mostrou-se nesta sexta-feira...

Microsoft lança ferramenta de código aberto para desenvolvedores de apps

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (22) o Winapp CLI,...

Hard Rock Cafe sobre o mar atrai milhares de turistas em Itapema

O Píer Oporto firmou-se como novo marco do litoral...

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas