sábado, janeiro 24, 2026
22.8 C
Pinhais

escândalos e espoliação pelo poder público

Fraudes, desvios bilionários, corrupção, resorts de luxo, laranjas, juízes da mais alta corte que viajam em jatinhos de empresários ligados ao PCC, paraísos fiscais, multas milionárias canceladas, palestras no exterior pagas por empresários, carros e relógios de luxo, narcotraficantes e criminosos soltos, parentes de juízes que advogam em causas milionárias, bens sequestrados devolvidos, irmãos e filhos envolvidos, mansões, encontros e jantares de alto nível, etc.

Mas sabe o que é o pior? As pessoas que caem naquela que Bryan Caplan chama de “falácia do caso especial”, acreditar que seja um caso diferente, não perceber o padrão, não notar o mínimo comum divisor, não entender a essência por trás.

Pense, o que liga o escândalo do INSS, o do Banco Master, a Lava Jato, os anões do orçamento, Petrolão, PC Farias, Fiscais do INSS, mensalão etc.? É sempre a mesma coisa, é a dinâmica da politica, a essência do Estado. O funcionamento é esse, a tentativa de se auto-beneficiar saqueando o país, de forma legal e ilegal, se precisar. Há exceções, claro, mas são a minoria e perdem contra o sistema.

E olha que não precisamos descobrir a água quente. São inúmeros os autores que, desde sempre, traçam um paralelo entre o Estado e o crime organizado.

E para quem quer mudar as coisas…sabe por que as coisas não mudam? Exatamente porque as pessoas não entendem isso

O jurista americano Lysander Spooner afirmou que todos os Estados são “associações secretas de ladrões e assassinos”. Na obra No Treason, ele compara o Estado a um assaltante na estrada: “O assaltante assume inteiramente a responsabilidade, o perigo e o crime de seu próprio ato. Ele não finge ter qualquer direito sobre o seu dinheiro, nem que pretende usá-lo para teu próprio benefício. Ele não finge ser nada além de um ladrão. Ele não adquiriu a audácia de se declarar um “protetor” e de roubar […] para “proteger”. Além disso, depois de pegar seu dinheiro, ele o deixa. […] Ele não insiste em segui-lo na estrada contra a sua vontade, presumindo ser seu legítimo “soberano” […], exigindo que você faça isso e proibindo que faça aquilo.

No ensaio “War Making and State Making as Organized Crime“, o sociólogo Charles Tilly argumenta que belicistas e políticos são empreendedores coercitivos e interesseiros, comparando-os diretamente ao crime organizado.

Na obra “A anatomia do estado”, o economista Murray Rothbard definiu o estado como uma organização criminosa coercitiva de predadores que confisca a riqueza produzida pelo mercado, para seus próprios fins, através de um sistema legalizado de roubo via impostos em larga escala.

O jurista italiano Santi Romano, na obra de 1917, L´ordinamento giuridico, fala que “o Estado e a máfia são dois ordenamentos jurídicos em concorrência entre eles”.

Até o filósofo taoísta chinês Chuang Tzu no ano 300 D.C. sabia que “Um pequeno ladrão vai para a prisão, um grande bandido vira um comandante do estado”.

Além disso, muitos estudiosos (Blanqui, Nordau, Calhoun, De Molinari, Bastiat, Mosca, Oppenheimer e Pareto) mostram que a politica é uma luta de classe, entre governantes e governados, pagadores de impostos e recebedores de impostos, espoliadores e espoliados.

Mais que isso e mais que todos os escândalos, não sei…

E não, não é só no Brasil, é no mundo inteiro. Quase todos os autores citados são de países ricos. O que muda é o grau e a extensão da coisa, em alguns países mais, em outros menos, e o fato que em alguns países entendem isso e tentam limitar o Estado, em outros se iludem.

Em suma, pode entender estudando ou pode entender vendo os infinitos escândalos na TV, mas não há como não entender. São eles contra nós, é espoliação pura.

E para quem quer mudar as coisas…sabe por que as coisas não mudam? Exatamente porque as pessoas não entendem isso. As pessoas ficam atrás dos detalhes de cada caso e fazem propostas que não vão na causa originária. E enquanto acompanham o último caso, já está em gestação o próximo. Loop infinito. Dejavú.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas