Neste sábado, a atriz mexicana Karla Sofía Gascón, de “Emília Perez“, fez um desabafo em suas redes sociais. Sobre uma foto de um par de Havaianas verdes e amarelas, a atriz afirmou que adora o Brasil, e que está cansada de ser lembrada pelo cancelamento que ela sofreu por parte dos brasileiros durante a corrida ao Oscar do ano passado.
A publicação da mensagem aconteceu após o diretor espanhol Oliver Laxe, de “Sirāt”, concorrente de “O Agente Secreto” ao Oscar de melhor filme internacional, desdenhar do desempenho brasileiro na premiação durante uma entrevista. Ele afirmou que “se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele“.
A fala do diretor repercutiu mal nas redes sociais, onde o público passou a associar o posicionamento de Laxe com cancelamento de Gascón. No ano passado, a indicação da atriz ao Oscar perdeu tração após ela afirmar que estaria sendo prejudicada pela equipe da sua então concorrente, a brasileira Fernanda Torres. À época, fãs brasileiros se vingaram trazendo à tona publicações nas redes sociais de Gascón com posicionamentos racistas e xenofóbicos.
“Adoro Havaianas. Não me comparem. Nenhum sapato é mais confortável”, disse Gascón na publicação. “Sempre defendi o povo mexicano. Adoro o Brasil, adoro as pessoas morenas.”
A mexicana pediu ainda que as pessoas parem de lembrar do seu cancelmaneto apenas para ganhas mais visualizações na internet.
“Parem de me usar para justificar seus atos obscuros, para ganhar visualização. Parem de colocar palavras na minha boca que são mentiras e me envolver em polêmicas involuntariamente. […] Tenham senso e pensem por si. Já estou farta desse mundo de ditadores e ódio que vivemos”.
Autor: Folha














