A gravadora Rocinante lança a partir desta quarta-feira (10), nas plataformas de streaming, e em formato de LP, uma série dedicada exclusivamente à música de Hermeto Pascoal (1936-2025), com peças inéditas ou pouco executadas do “bruxo”.
Dedicado às flautas, o primeiro volume, “Obra Viva de Hermeto Pascoal – Vol. 1 Flautas”, traz peças que Hermeto escreveu para o instrumento de sopro entre 1982 e 1985, interpretadas por excelentes músicos. Com produção musical de Bernardo Ramos, os sons do piano de Marcelo Galter e do trombone de Rafael Rocha somam-se ao de exímios flautistas como Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Carlos Malta, Eduardo Neves e Marcelo Martins. As formações vão do duo ao decteto.
No texto da contracapa, o diretor artístico da gravadora Rocinante, Sylvio Fraga, filho do economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga Neto, explica que o trabalho se deu a partir da escuta das músicas “Auriana” e “Vou Esperar”: “Senti um desejo enorme de ouvir mais músicas do Hermeto em formato parecido. Líricas, agrestes, camerísticas, livres, parecidas com nada nesse mundo a não ser o próprio mundo que inventam”.
Entre as faixas figuram “Amigo Sion”, “Quarteto de Flautas e Piano n.º 1”, “Quinteto de Flautas e Piano n.º 1”, “Quarteto de Flautas n.º 1”, “Quarteto de Flautas e Trombone n.º 5”, além de “Duo de Flautas n.º 1”, dedicada ao exímio flautista Celso Woltzenlogel, “Suíte Mundo Bom”, dedicada à flautista Odette Ernest Dias, mãe da também flautista Andrea Ernest Dias.
Essa é uma ótima oportunidade para conhecer mais a obra de Hermeto Pascoal sendo executada por quem é do ramo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha





