Chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (29), “Circular”, primeiro álbum do grupo Octeta que há muito vem demonstrando a potência e o talento de oito mulheres, na música instrumental brasileira.
Dois shows, gratuitos, do grupo formado em 2019 por oito excelentes instrumentistas, compositoras e arranjadoras estão agendados. O primeiro na região central e segundo, na zona leste de São Paulo. Nesta sexta-feira (30), o espetáculo acontece, às 19h, no Centro Cultural Vergueiro. No sábado (31), às 20h, será a vez do Teatro Flávio Império, na zona Leste da capital, receber o som do grupo.
O álbum “Circular” homenageia a violinista Wanessa Dourado (1991-2024), morta precocemente em um acidente de moto, e o mestre Hermeto Pascoal (1936-2025), artistas que influenciaram diretamente a existência do Octeta. Wanessa Dourado integrou o Octeta em sua formação original e Hermeto Pascoal, com seu conceito universal do som, continua a inspirar as composições das integrantes do grupo.
“Circular” traz 12 faixas autorais gravadas entre 13 a 19 de outubro de 2025, no estúdio Gargolândia, com a captação realizada por Fred Pacheco e Pedro Miranda, além do Homem Morcego, Homero Lotito, que também captou, mixou e masterizou o álbum, como sempre, com muita propriedade. Coisa de quem é estritamente do ramo e só solta o som na praça, depois de vivenciá-lo quase à exaustão durante dias e noites, no Reference Mastering Studio, estúdio no qual é o dono, em São Paulo.
O Octeta é formado por Mathilde Fillat (violino), Mônica Morais (voz e escaleta), Laryssa Alves (baixo e voz), Marina Bastos (flautas e sax tenor), Larissa Galvão (flauta e teclas), Viviane Pinheiro (piano e teclado), Miriam Momesso (guitarra) e Caroline Calê (bateria). No álbum há ainda as participações especiais da violinista e compositora francesa Vanille Goovaerts e da cantora, violonista e compositora, Marina Marchi.
A sonoridade do álbum traz o Brasil celebrado dentro do conceito universal do som . Entre as músicas há um frevo em “Sem Vergonha”, de Viviane Pinheiro e um samba em “Samba Novo”, de Marina Bastos, que explora compassos irregulares e a improvisação como elemento central. Outras composições transmitem vivências que abrangem o cotidiano paulistano em “Caminhada Matinal”, de Viviane Pinheiro; a intensidade dos ciclos femininos em “TPM”, de Vanille Goovaerts; e ainda passa por memórias afetivas e espirituais como em “Flor de Primavera”, de Mônica Morais e “Vivere”, de Larissa Alves. “Sonho”, de Miriam Momesso, “Caju”, de Larissa Galvão, “Ciclo ‘in’ ciclo”, de Caroline Calê, “Titubeando”, de Mathilde Fillat, além de “Dourada” e “Paraogó da Nova Geração”, as duas de Viviane Pinheiro completam o álbum.
Para conhecer mais o Octeta acesse o site do grupo em e desfrute da possibilidade de se encantar com o trabalho de quem com a música se encanta para com a música encantar.
LANÇAMENTO ÁLBUM ‘CIRCULAR’
ARTISTA Grupo Octeta
QUANDO Quinta-feira (29)
ONDE Plataformas digitais
QUANTO Gratuito
SHOWS DE LANÇAMENTO DO ÁLBUM ‘CIRCULAR’
ARTISTA Grupo Octeta
QUANDO Sexta-feira (30), às 19h; sábado (31), às 20h
ONDE Sexta-feira (30), no Centro Cultural Vergueiro, r. Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo, tel. (11) 3397-4002; sábado (31), no Teatro Flávio Império, r. prof. Alves Pedroso, 600, Cangaiba, São Paulo, tel. (11) 2621-2719
QUANTO Gratuitos
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha
















