quinta-feira, novembro 27, 2025

Seminário da Defesa Civil discute boas práticas em segurança de barragem

Getting your Trinity Audio player ready...

Especialistas de órgãos governamentais, da academia, além de empreendedores, participam nesta quinta-feira e sexta-feira (30 e 31) do 2º Seminário Estadual de Segurança de Barragens. Organizado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, o encontro discute boas práticas de prevenção e de respostas relacionadas à temática.

O evento reúne 85 pessoas, entre profissionais da área e coordenadores municipais de defesa civil e propõe, também, diálogos alinhados ao tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, que neste ano é “Financiar a resiliência, não os desastres”. Realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o seminário estadual fecha as ações do calendário oficial do mês de redução de risco de desastres (RRD) desenvolvido pela Defesa Civil do Paraná.

A gestão de segurança de barragens lida diretamente com vidas e sua condução de forma segura é responsabilidade dos empreendedores, das defesas civis municipais e estaduais e órgãos fiscalizadores. A integração e diálogo de todos os envolvidos no setor foi destacada pelos participantes do encontro.

“O seminário é um sucesso, pois nos traz todos os aspectos a que nos propusemos, ou seja, pontos de vista de diferentes ângulos, do órgão fiscalizador, da parte técnica, dos empreendedores que fazem as gestões das maiores barragens do Estado e de instituições com capacidade de resposta”, afirmou o chefe da Divisão de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Paraná, major Daniel Lorenzetto.

O engenheiro civil do Instituto Água e Terra, Osneri Roque Andreoli, enfatizou a importância entre diversos setores para que a segurança de barragens de água seja realizada com sucesso. “É muito importante a Integração entre o órgão fiscalizador, o IAT, e a Defesa Civil. Quando se tem um plano de ação de emergência do empreendedor, os planos de contingência da Defesa Civil e a fiscalização do IAT se interligam “, ressaltou.

Isabela Cristina de Oliveira Antunes da Silva, engenheira da Copel, fez palestras sobre a legislação de segurança de barragens para o setor elétrico e a atuação da Copel nessa área. Ela também reforçou a importância do evento para o país. “O seminário é uma iniciativa muito importante. Estamos aqui para disseminar a cultura da segurança de barragens. O Paraná tem focado nesse tema, o que deve servir de exemplo para outros Estados”, afirmou.

br>Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img