A 43ª edição da Oficina de Música de Curitiba teve início nesta quarta-feira (7), com o Grande Auditório do Teatro Guaíra lotado e um concerto que emocionou o público.
A abertura marcou o início da 43ª edição do evento, que reúne alunos, professores e músicos de diferentes regiões do país.
A noite foi encerrada com o público entoando versos do poema musical de Hermeto Pascoal (1936–2025), a convite do grupo Nave-Mãe. O multi-instrumentista alagoano, que já foi morador de Curitiba, foi o grande homenageado da cerimônia de abertura da Oficina de Música de Curitiba.
A homenagem foi conduzida pela Orquestra de Câmara de Curitiba, acompanhada por um grupo de músicos que atuou com Hermeto Pascoal ao longo de décadas. O concerto celebrou a trajetória do artista e marcou o tom da programação deste ano.
LEIA TAMBÉM
Cultura gratuita
Oficina de Música terá programação especial em cinemas de Curitiba
Saca só essa!
Ícones do vôlei participam de desafio no Litoral do Paraná; confira
Virtuosismo e participação de professores
Antes da homenagem, as pianistas Érika Ribeiro e Maria Teresa Madeira, professoras da Oficina, se apresentaram com dois pianos simultaneamente. Elas interpretaram o “Concerto para Dois Pianos e Orquestra em Ré menor”, de Francis Poulenc, e foram aplaudidas pelo público.
Outro destaque da noite foi a cravista Ingrid Müller Seraphim, uma das idealizadoras das primeiras edições da Oficina de Música, que recebeu aplausos de pé da plateia.
Programação e atividades da edição
O maestro Abel Rocha, regente da Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, ressaltou que esta edição contará com mais de 400 aulas e cerca de 2 mil alunos, reforçando o caráter formativo do evento.
A soprano Marília Vargas, ex-aluna e ex-professora, estreia na coordenação artística da área de Música Antiga e convidou o público a conhecer instrumentos de época, como violinos barrocos, cravos e alaúdes.
Já a área de MPB da Oficina de Música tem coordenação de João Egashira, que destacou atrações como Francis Hime, MPB4 e Demônios da Garoa, que se apresentam no Teatro Guaíra ao longo da programação.
Serviço e informações ao público
A 43ª Oficina de Música de Curitiba segue até o dia 18 de janeiro. A programação completa pode ser consultada no Guia Curitiba, e os ingressos, com valores a partir de R$ 20, estão à venda pelo Disk Ingressos.
O evento é realizado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com apoio e patrocínio de diversas instituições públicas e privadas.
Para mais informações sobre shows e eventos, acesse o Massa.com.br.




