Falta de água em Guaratuba hoje! A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que o abastecimento de água está temporariamente interrompido nesta terça-feira (30).
A falta de água em Guaratuba hoje é consequência do rompimento de uma adutora, tubulação de grande porte que transporta água tratada da estação até os reservatórios da cidade.
Bairros afetados pela falta de água em Guaratuba
A falha foi identificada ainda na noite de segunda-feira (29) e provocou a paralisação temporária do sistema de distribuição.
LEIA TAMBÉM
REAJUSTE!
Pedágio entre Curitiba e São Paulo sofre reajuste; veja novo valor
acabando
Natal de Curitiba entra nos últimos dias; veja até quando visitar
Podem ser impactadas pela falta de água em Guaratuba as seguintes regiões:
- Centro
- Canela
- Vila Esperança
- Brejatuba
- Aeroporto Mirim
- Piçarra
- Cohapar
- Jiçara
- Eliana
- Nereidas
- Coroados
- Figueira
- Carvoeiro
Quando o abastecimento deve voltar
A Sanepar informou que as equipes atuam desde a madrugada de forma ininterrupta. A previsão inicial é de que o abastecimento seja retomado na madrugada desta quarta-feira (31).
A normalização será gradativa, começando pelos bairros mais próximos aos reservatórios e avançando para as demais áreas da cidade.
Obra de alta complexidade em Guaratuba
O reparo da adutora é considerado uma operação complexa. A tubulação está a mais de um metro de profundidade e transporta grande volume de água, exigindo controle rigoroso de pressão, logística hidráulica e equipamentos pesados para a substituição das peças, geralmente fabricadas em ferro fundido.
Para acelerar o serviço e reduzir os impactos da falta de água em Guaratuba, a Sanepar enviou insumos por helicóptero e contou com o apoio da Polícia Militar na escolta de caminhões que transportam novas tubulações.
Orientações à população de Guaratuba
Durante o período de instabilidade no abastecimento, a Sanepar orienta:
- Manter a caixa-d’água com capacidade mínima para 24 horas de consumo. Em residências com quatro pessoas, o recomendado é pelo menos 500 litros;
- Priorizar o uso da água para consumo e higiene;
- Adiar atividades que não sejam essenciais até a normalização completa do sistema.
Para mais informações, a Sanepar atende 24 horas pelos canais:
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.




