terça-feira, dezembro 2, 2025

Altman declara ‘código vermelho’ para aprimorar ChatGPT – 02/12/2025 – Tec

O CEO da OpenAI, Sam Altman, declarou “código vermelho” sobre a necessidade de melhorar o ChatGPT, enquanto os rivais Google e Anthropic reduzem a diferença na corrida pelo desenvolvimento da inteligência artificial.

De acordo com um memorando interno enviado na segunda-feira (1º), Altman afirmou que o “código vermelho” redirecionaria o trabalho da OpenAI no ChatGPT, como melhorar a velocidade, confiabilidade e personalização do chatbot líder de mercado.

Ele informou aos funcionários que a startup de US$ 500 bilhões (R$ 2,68 bilhões) planeja adiar outros produtos devido a “um momento crítico para o ChatGPT“.

Isso significa que a empresa adiará planos para desenvolver produtos publicitários, agentes de IA destinados a automatizar compras e tarefas relacionadas à saúde, e o Pulse, que produz atualizações matinais personalizadas para usuários.

Detalhes do memorando foram relatados em primeira mão pelo The Information.

A reformulação estratégica ocorre em um momento que a OpenAI enfrenta uma competição maior, custos crescentes de data centers, desafios técnicos para permanecer na fronteira da IA e a batalha constante para reter talentos-chave.

No mês passado, o Google lançou seu mais recente modelo de linguagem grande, Gemini 3, que teve um desempenho melhor que o GPT-5 da OpenAI em testes de referência do setor. O modelo mais recente da Anthropic, Opus 4.5, também superou o GPT-5 em avaliações importantes.

Koray Kavukcuoglu, arquiteto de IA do Google e diretor de tecnologia da DeepMind, afirmou que o grupo de tecnologia “impulsionou significativamente nosso desempenho” treinando seus modelos de IA usando os próprios chips personalizados do Google. A empresa também disse que está integrando seus modelos de IA mais recentes em produtos imediatamente.

A empresa também afirmou ter melhorado os métodos usados para treinar seus modelos, uma questão com a qual a OpenAI tem lutado recentemente.

Antes do lançamento do Gemini 3, Altman havia dito que a OpenAI “precisaria manter o foco durante a pressão competitiva de curto prazo… espere que o clima lá fora seja difícil por um tempo”.

“A busca é uma das maiores áreas de oportunidade. O ChatGPT agora representa aproximadamente 10% da atividade de busca, e está crescendo rapidamente”, comentou Nick Turley, vice-presidente e chefe do ChatGPT, em post no X (antigo Twitter) na noite de segunda-feira (1º).

“Nosso foco agora é continuar tornando o ChatGPT mais capaz, continuar crescendo e expandir o acesso em todo o mundo —enquanto o tornamos ainda mais intuitivo e pessoal”, acrescentou Turley.

Com mais de 800 milhões de usuários semanais, a OpenAI ainda tem uma participação de mercado dominante no uso geral de chatbots, mas as pessoas agora estão passando mais tempo conversando com o Gemini do que com o ChatGPT, de acordo com dados da empresa de análise da web Similarweb.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img