A função Pix de diversos bancos apresentou instabilidade no começo da tarde deste sábado (7).
Segundo relatos de usuários nas redes sociais, a transferência instantânea apresentou problemas nos aplicativos do Inter, Nu, Santander, Itaú, Pagbank, C6, PicPay, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.
De acordo com informações do site Downdetector, que monitora e compila reclamações de usuários, a maior parte dos bancos começaram a ser afetados por falhas por volta das 11h20 da manhã, com um pico de notificações às 12h00, e, em algumas das instituições, reclamações relacionadas com dificuldades no login e pagamentos perduraram até o início da tarde.
Segundo dados da plataforma de monitoramento, coletados às 15h30, durante o pico de reclamações, o Nu liderou com 6.581 notificações, seguido pelo Santander com 2.588, Itaú com 2.204, a funcionalidade Pix de forma geral recebeu 2.541 reclamações, o Banco Central com 1.607, Inter com 1.414, Pagbank com 312, PicPay com 217, Banco do Brasil com 206, Bradesco com 65 e Caixa Econômica Federal com 70.
Procurados, os bancos afirmam que a instabilidade foi causada por conta de um problema de fornecedor externo de sistema de informática.
O Inter confirma a instabilidade e diz que a situação foi normalizada. O Itaú também afirmou que a variação das transferências via Pix afetou uma parte dos clientes. Segundo o banco, a ocorrência aconteceu por conta de uma falha de um fornecedor.
“A ocorrência foi originada por conta de uma falha sistêmica em um fornecedor externo ao banco, que causou impacto em parte do mercado. O Itaú esclarece que a situação já foi normalizada”, escreveu o Itaú por meio de nota.
O C6 Bank diz que a função Pix ficou instável no começo da tarde, mas o aplicativo funciona normalmente. O Nu também confirmou a instabilidade do Pix em sua plataforma e acrescenta que a questão foi resolvida.
O Banco do Brasil informou que opera normalmente e afirma que não há qualquer problema em seus sistemas.
O Banco Central, que concentra a funcionalidade Pix, afirma que os sistemas internos operam normalmente.
Procurada, a Amazon, responsável pelo sistema AWS, usado por alguns bancos, de acordo com fontes próximas ao assunto, não respondeu às solicitações da reportagem. O espaço segue em aberto.
Santander, PicPay, Bradesco,Pagbank e Caixa não retornaram às tentativas de contato.
Autor: CNN Brasil



















