Cebolas (e seus parentes próximos, como o alho e as echalotas) são indispensáveis na cozinha —até o dia em que deixam de ser. Abaixo, descubra como escolher e conservar esses ingredientes para que durem mais na despensa, com uma exceção importante.
Na hora da compra
Procure bulbos firmes, sem partes moles ou que afundem ao apertar levemente.
Armazenamento
Guarde as cebolas com a casca, em um cesto bem ventilado, em local fresco, escuro e seco. Se sentir algum cheiro ruim, retire as que estiverem estragadas para evitar que contaminem as demais.
Não guarde cebolas perto das batatas —elas aceleram o apodrecimento uma da outra.
Cebolas-doces (brancas) devem ir em um saco respirável (como de algodão ou rede) na gaveta de legumes da geladeira, pois contêm mais água e estragam mais rápido (mesmo sem ter mais açúcar).
Aproveite melhor
Alguns chefs dizem que os brotos do alho são amargos e devem ser retirados, mas vale provar antes de descartar —os brotos de alho, cebola e echalota são todos comestíveis. É possível plantar dentes de alho ou a base (raiz) de cebolas para rebrotar.
Receita: Sopa de cebola francesa com feijão-branco
A tradicional sopa de cebola ganha uma versão vegetariana e mais substanciosa graças à cremosidade dos feijões-brancos. Enquanto a receita clássica exige um longo tempo de caramelização, aqui algumas técnicas reduzem o tempo de preparo sem perder sabor.
As cebolas cozinham com a panela tampada, o que concentra o calor e acelera o processo. Use uma panela larga —se as cebolas ficarem muito juntas, vão cozinhar no vapor em vez de caramelizar. Sem vinho e sem carne, esta versão não deixa a desejar: o fundo é deglaçado com shoyu e vinagre balsâmico, que liberam os sabores adocicados e tostados da cebola.
Se não tiver feijão-branco, use grão-de-bico ou lentilha. E, como na clássica sopa francesa, finalize com croutons gratinados com gruyère —aqui com um toque de mostarda para dar mais textura e caráter.
Rendimento: 4 porções
Tempo total: 50 minutos
Ingredientes
Para a sopa:
-
2 colheres (sopa) de manteiga (com ou sem sal)
-
4 cebolas médias (cerca de 900 g), em fatias finas
-
1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco (4 a 5 ramos)
-
1 colher (chá) de açúcar
-
Sal e pimenta-do-reino a gosto
-
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
-
1 colher (sopa) de shoyu ou tamari
-
1 litro de caldo de legumes
-
2 latas (400 g cada) de feijão-branco ou manteiga, escorridos
Para os croutons de gruyère:
-
2 colheres (sopa) de manteiga (com ou sem sal)
-
1 colher (chá) de mostarda Dijon ou em grãos
-
1 colher (chá) de folhas de tomilho (mais um pouco para finalizar)
-
Sal e pimenta-do-reino a gosto
-
250 g de pão (como levain ou ciabatta), cortado em cubos de cerca de 2,5 cm
-
85 g de queijo gruyère ralado fino
Modo de preparo
-
Prepare a sopa. Aqueça a manteiga em uma panela grande ou caçarola em fogo médio alto. Quando derreter, adicione as cebolas, o tomilho, o açúcar e 1 colher (chá) de sal. Misture bem, tampe e cozinhe mexendo a cada 2 minutos, até que as cebolas fiquem bem macias e caramelizadas (cerca de 20 minutos). Se começarem a queimar, reduza o fogo.
-
Enquanto isso, faça os croutons. Preaqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga.Derreta a manteiga (no micro-ondas por 30 a 45 segundos ou no fogo baixo). Junte a mostarda, o tomilho, sal e pimenta, e misture bem. Adicione os pedaços de pão e envolva-os na mistura. Distribua na assadeira em camada única e polvilhe o gruyère por cima. Leve ao forno até dourar, por 15 a 18 minutos.
-
Finalize a sopa. Destampe a panela e adicione o vinagre balsâmico e o shoyu. Mexa bem para “deglaçar” o fundo. Acrescente o caldo de legumes e o feijão. Tampe e cozinhe em fogo médio por 10 minutos. Ajuste o sal e coloque bastante pimenta.
-
Sirva. Distribua a sopa em tigelas, cubra com os croutons e finalize com folhinhas de tomilho fresco





