Victor Travancas, assessor da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro que manifestou “profunda inconformidade” com a permanência de André Moura na Secretaria de Governo, foi indicado como representante do governo Cláudio Castro na PortosRio, que faz gestão dos portos públicos do estado.
O advogado tomou posse como conselheiro da Companhia Docas do Rio de Janeiro na última sexta-feira (28). A nomeação foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária pela empresa, controlada pela União e que faz a gestão dos portos públicos do estado, como os de Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Forno e Angra dos Reis.
Travancas vai substituir o conselheiro Jurandir Lemos Filho como representante do Rio de Janeiro, acionista minoritário. O mandato do advogado vai até junho de 2027.
“Lá, como em todos os lugares em que passei, vou defender o interesse público e combater a corrupção. Doa a quem doer”, diz ao Painel.
No início do mês, Travancas enviou um ofício ao governador Cláudio Castro pedindo exoneração do cargo e citando como motivo para a decisão a “profunda inconformidade” com a permanência de André Moura na Secretaria de Governo.
Moura, filiado ao União Brasil, é ex-deputado federal e foi condenado pelo STF em 2021 por crimes contra a administração pública. Em 2023, a corte declarou a extinção da punibilidade depois de homologado parcialmente um acordo de não persecução penal proposto pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
Ao Painel Travancas disse que, apesar de o STF ter determinado a extinção da punibilidade de Moura, a quem chama de criminoso, isso não significa “que não existiram os fatos ocorridos e a corrupção por ele praticada”. Também menciona postagens ao lado do ex-deputado TH Joias, acusado de envolvimento com o Comando Vermelho.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





