segunda-feira, dezembro 1, 2025

BC lança ferramenta contra fraudes e abertura indesejada de conta

O Banco Central lançou nesta segunda-feira (1º) o BC Protege+, aplicativo com um serviço gratuito que permite a pessoas físicas e jurídicas informarem ao sistema financeiro que não autorizam a abertura de contas bancárias.

A proteção vale para contas corrente, poupança e contas de pagamento pré-pagas e se aplica a novas aberturas de contas em qualquer instituição, mesmo quando o CPF ou CNPJ já possui relacionamento com o banco ou conglomerado. Também é possível a inclusão do nome como participante das contas.

Segundo o BC, o BC Protege+ é uma “camada extra” de segurança contra fraudes de identidade, sem substituir os demais controles de segurança que as instituições já são obrigadas a adotar. O objetivo é reduzir golpes com uso de documentos falsos no Sistema Financeiro Nacional.

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A titular do Departamento de Atendimento Institucional (Deati), Maria Clara Roriz Haag, afirmou que o BC Protege+ atende a uma demanda da sociedade e reforça o compromisso da autoridade monetária com “mais segurança e transparência” nas relações com o sistema financeiro.

“O BC Protege+ vai ao encontro de uma demanda da sociedade e reforça o compromisso do BC em garantir mais segurança e transparência para os cidadãos em suas interações com o sistema financeiro”, disse.

Para usar o serviço, é preciso ter conta gov.br nível prata ou ouro com verificação em duas etapas habilitada. A ativação não é automática: o cidadão ou a empresa deve acessar o Meu BC no site do Banco Central, entrar em BC Protege+ e escolher ativar ou desativar a proteção. A mudança tem efeito imediato.

Quando a proteção está ativada, o banco não pode abrir a conta nem incluir a pessoa como titular ou representante e deve avisar o cliente. Caso queira prosseguir com a contratação, o cidadão precisa desativar o bloqueio – de forma temporária (com data para reativar) ou por tempo indeterminado.

Pelo histórico dentro do BC Protege+, o usuário também pode consultar quais instituições financeiras pesquisaram seu CPF ou CNPJ e por qual motivo (abertura de conta ou inclusão como titular/representante).

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