Em uma decisão que impacta diretamente milhares de viajantes, o Governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (14), o congelamento da emissão do visto americano para cidadãos de 75 nações, entre elas, o Brasil.
Visto americano congelado
Além do Brasil, a lista também inclui países como Rússia, Irã, Colômbia, Uruguai e Tailândia. A medida foi confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano após uma publicação da imprensa americana.
Veja a lista de países impactado abaixo:
LEIA TAMBÉM
Violência de gênero
Governo cria dia em homenagem às vítimas de feminicídio
chega de espera
Nova lei pode garantir hora marcada para visitas técnicas
- Iêmen
- Afeganistão
- Albânia
- Argélia
- Antígua e Barbuda
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahamas
- Bangladesh
- Barbados
- Belarus
- Belize
- Butão
- Bósnia
- Brasil
- Mianmar
- Camboja
- Camarões
- Cabo Verde
- Colômbia
- Costa do Marfim
- Cuba
- República Democrática do Congo
- Dominica
- Egito
- Eritreia
- Etiópia
- Fiji
- Gâmbia
- Geórgia
- Gana
- Granada
- Guatemala
- Guiné
- Haiti
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Cazaquistão
- Kosovo
- Kuwait
- Quirguistão
- Laos
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Macedônia
- Moldávia
- Mongólia
- Montenegro
- Marrocos
- Nepal
- Nicarágua
- Nigéria
- Paquistão
- República do Congo
- Rússia
- Ruanda
- São Cristóvão e Névis
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sudão do Sul
- Sudão
- Síria
- Tanzânia
- Tailândia
- Togo
- Tunísia
- Uganda
- Uruguai
- Uzbequistão
Nova estratégia
A suspensão do visto americano ocorre em meio a uma nova estratégia de defesa e política externa do governo de Donald Trump, apresentada no final de 2025.
Analistas apontam que a iniciativa faz parte de um endurecimento das políticas anti-imigração, focando agora na restrição da entrada legal de estrangeiros e na concessão de novos documentos de viagem ao longo de 2026.
Novos critérios podem barrar visitantes
Além do congelamento, o memorando indica novos critérios de saúde que podem barrar a entrada de visitantes. Segundo informações da Associated Press, Washington estuda restringir vistos para pessoas idosas ou com doenças crônicas, como obesidade severa, hipertensão e ansiedade.
A diretriz visa limitar o ingresso de estrangeiros que possam representar custos ou demandas futuras ao sistema de saúde do país.
Novas regras para o visto de estudante
Estudantes também enfrentam regras mais rígidas. Para obter o visto de intercâmbio, os candidatos agora devem desbloquear seus perfis em redes sociais para análise prévia do governo.
O objetivo é identificar conteúdos considerados hostis às instituições, cultura ou princípios fundamentais dos Estados Unidos.
Processos em andamento
Para quem já possui entrevista agendada ou processo do visto americano em andamento, a recomendação é acompanhar as atualizações nos canais oficiais da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
Informações sobre o status de pedidos específicos e possíveis exceções devem ser consultadas diretamente no portal do Departamento de Estado (travel.state.gov) ou através do sistema de agendamento de vistos onde o candidato está cadastrado.
Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br





