Em sua segunda prova nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, a esquiadora brasileira Bruna Moura terminou a prova dos 10 km de esqui cross-country feminino na 99ª colocação, entre 111 atletas, com o tempo de 30min56s9.
Eduarda Ribera teve problemas durante o percurso e precisou abandonar a disputa antes da marca de 5 km devido a um desconforto em uma das subidas, em prova realizada na região de Val di Fiemme, no norte da Itália.
Ela sentiu-se mal e precisou ser socorrida pela organização. Encaminhada a um hospital, realizou exames, que descartaram qualquer sinal de gravidade. O diagnóstico foi de que o mal-estar teria sido causado por hiperventilação durante esforço.
Bruna, que não pôde disputar os Jogos de Pequim, em 2022, devido a um grave acidente de carro, celebrou ter conseguido completar a prova.
“Eu estou muito feliz por ter conseguido terminar a prova. Apesar de todos os obstáculos, eu consegui entregar o meu melhor”, afirmou ela. “Não foi a performance da minha vida, mas foi com certeza um dos melhores dias da minha vida”, acresentou.
“Quando eu terminei, tentei deixar as pernas descansarem um pouco enquanto esperava as minhas amigas que também estavam para terminar, e no final as três medalhistas olímpicas estavam ali com a gente. Foi uma honra estar ali abraçando e conversando com as três medalhistas olímpicas junto das minhas amigas. Essa foi a medalha de ouro da competição para mim, foi muito especial.”
A Suécia fez a dobradinha, com Frida Karlsson (22min49s2) com o ouro e Ebba Andersson (23min35s8) com a prata. Jessie Diggins (23min38s9), dos Estados Unidos, completou o pódio.
Frida e Ebba também já haviam levado o ouro e a prata no skiatlo, no sábado (7).
As brasileiras haviam feito sua estreia nos Jogos na terça-feira (10), quando competiram na fase classificatória do sprint livre do esqui cross-country.
Eduarda completou o percurso de 1,5 km em 4min17s05, na 73ª posição, enquanto Bruna Moura fez 4min22s07, ficando com a 76ª colocação —apenas as 30 mais rápidas avançavam às finais.
O Brasil volta à disputa nos Jogos de Inverno na sexta-feira (13), com Manex Silva na disputa dos 10 km do esqui cross-country masculino. Na terça-feira, Silva terminou a prova sprint no 48º lugar, o melhor resultado da história do país para a modalidade.
Autor: Folha



















