O nome desta banda brasileira foi inspirado em uma das constelações que figuram na arte da contracapa do álbum “One Size Fits All” (1975), de Frank Zappa (1940-1993), com a banda Mothers of Invention.
O grupo de jazz funk experimental Bufo Borealis, idealizado pelo baixista Juninho Sangiorgio (Ratos de Porão) e pelo baterista Rodrigo Saldanha, sobe ao palco do Sesc Belenzinho, em São Paulo, nesta sexta-feira (23), às 21h. O nome da banda também remete ao de um venenoso sapo.
Formado por Rodrigo Saldanha (bateria), Juninho Sangiorgio (baixo), Paulo Kishimoto (teclado e percussão), Vicente Tassara (teclado e piano), Anderson Quevedo (sax) e Tadeu Dias (guitarra), o Bufo Borealis faz parte da cena instrumental paulistana e apresenta um trabalho que traz pesquisa sonora e improvisação, além de uma forte presença de palco.
No show desta sexta-feira, o Bufo Borealis contará com a participação especial do trompetista Daniel Verano (Bexiga 70), que está no terceiro álbum autoral do grupo, “Natureza” (2025), e será revisitado no palco, mostrando uma sonoridade peculiar que passa por Miles Davis, pelo jazz fusion dos anos 1970 e tem como referências a banda Beastie Boys, o guitarrista Curtis Mayfield e o saxofonista Lou Donaldson.
Além das faixas de álbum “Natureza”, o repertório do espetáculo inclui composições de trabalhos anteriores do Bufo Borealis, como “Diptera” (2022) e “Pupilas Horizontais” (2020).
Inocular o forte “veneno” presente no som do Bufo Borealis, que faz jus ao nome do grupo, interfere drasticamente em um dos nossos importantes sentidos, o de ouvir, causando danos temporários, permanentes ou até a morte de sons ruins preexistentes. Morte que beneficamente serve para aniquilar qualquer resquício de música mal feita e seus nefastos efeitos alojados em nossos corpos e almas.
Boa absorção, ou melhor, bom show!
SHOW BANDA BUFO BOREALIS
ARTISTAS Rodrigo Saldanha (bateria), Juninho Sangiorgio (baixo), Paulo Kishimoto (teclado e percussão), Vicente Tassara (teclado e piano), Anderson Quevedo (sax) e Tadeu Dias (guitarra), participação especial do trompetista Daniel Verano
QUANDO Sexta-feira (23), às 21h
ONDE Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo, tel. (11) 2076-9700
QUANTO De R$ 18 a R$ 60
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha







