Bebidas especiais com sabor diferenciado, cremosidade e qualidade semelhante às produzidas por máquinas profissionais. É o que proporcionam as melhores cafeteiras expresso, muito práticas, permitindo desfrutar de um café mais forte e encorpado.
Elas são encontradas em diferentes versões, desde as mais simples às com recursos avançados. Diante de tantas opções, a escolha pode ser um desafio, e por isso é importante conferir algumas dicas antes de comprar uma cafeteira expresso para casa.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
O que é uma cafeteira para expresso?
Usada para preparar versões especiais da bebida que tem benefícios como redução do cansaço físico e melhoria da concentração, a cafeteira expresso produz café concentrado e de sabor intenso. Para tanto, usa pressão para extrair o sabor do café moído.
Diferente da cafeteira convencional, o processo envolve a moagem dos grãos, geralmente mais finos, e a compactação, gerando resistência para que a água passe. Outra etapa é a extração em alta pressão, um dos segredos para o sabor encorpado.
)
Ela está disponível em três tipos, com acessórios e funções variadas. Na versão manual, o usuário tem o controle total, o que exige habilidades específicas, enquanto a automática assume o trabalho pesado, gerenciando a quantidade de água e o tempo, entre outros aspectos.
Já as cafeteiras expresso super automáticas são completas, realizando a moagem e oferecendo recursos como espuma de leite e ajustes personalizados. Vale destacar que também há as versões compatíveis com sachês e cápsulas, mais práticas para quem tem uma rotina apressada.
Diferença entre café expresso e café tradicional
Também conhecido como “espresso”, grafia usada na Itália, onde a bebida surgiu, o expresso se diferencia pelo método de preparo. As máquinas usam a pressão do ar para forçar a passagem da água pelo pó fino, gerando um líquido mais intenso e cremoso.
No café coado (ou passado), o processo de preparo utiliza moagem média ou grossa, é mais lento e baseado na gravidade. A água passa por um coador de papel ou pano, com esse tipo de extração levando a uma bebida de sabor suave, diluída e aroma leve.
)
Pressão é o necessário para um bom expresso
Medida em “bar”, a pressão é uma das principais características das máquinas de expresso. Ela força a água quente através do pó compactado, levando à extração de óleos, aromas e sabores, garantindo aspecto equilibrado à bebida, além de gerar a famosa espuma.
Se a máquina tem pressão abaixo de 9 bar, o café expresso pode ser subextraído, ficando mais fraco e com menor cremosidade. Já no caso da pressão muito alta, ocorre a superextração, saindo um café amargo, com gosto de queimado e espesso.
Em geral, as máquinas de café expresso domésticas têm pressão de bomba entre 9 bar e 15 bar, o suficiente para bebidas de boa qualidade. Mas há opções que chegam a 19 bar e acima disso, embora a pressão de 9 bar seja considerada o ponto ideal para uma extração equilibrada.
)
7 melhores máquinas de expresso no Brasil
Qual a melhor cafeteira para expresso? Listamos, a seguir, 7 modelos para diferentes perfis de uso, com funções que vão ajudar a preparar um café delicioso.
Cafeteira Philco 15 bar
Iniciamos a seleção com uma cafeteira expresso custo-benefício que prepara duas xícaras ao mesmo tempo. Com capacidade de 1,6 l, a Coffee Express da Philco tem pressão de 15 bar para extração forte, ideal para expressos com boa crema e cappuccinos.
Ela vem com bico vaporizador para bebidas espumantes e saborosas, filtro removível em aço inox e depósito de resíduos removível para facilitar a limpeza. Uma das alternativas mais baratas, essa máquina de expresso para casa é indicada para quem está iniciando.
Cafeteira Espresso Oster Compacta Perfect Brew
Com design compacto, tem medidor de pressão, permitindo controlar o preparo, chegando ao ponto ideal da bebida. Espumador de leite e termômetro são outros recursos disponíveis, possibilitando realizar ajustes para cada tipo de leite, alcançando a melhor textura.
A cafeteira Oster usa a tecnologia Thermoblock, com dois aquecedores independentes, oferecendo aquecimento rápido e a temperatura ideal de extração. A versão possui reservatório de 1 l, prepara duas xícaras simultaneamente e traz acessórios profissionais.
)
Cafeteira Gaggia Classic E24
Qual cafeteira expresso comprar? Para as pessoas dispostas a investir mais, a Gaggia Classic é uma boa. Com design italiano, apresenta vaporizador profissional para cappuccinos cremosos e opções texturizadas, aquecimento rápido com caldeira de latão e bomba de 9 bar.
Botões de alavanca e luzes indicadoras formam uma interface intuitiva, oferecendo controle total das funcionalidades. Ela tem, ainda, reservatório de 2,1 l, dosador de café moído e tamper, sendo indicada para o preparo de cafés com moagens frescas.
Cafeteira Gaggia Evolution
Outra versão da marca é a Gaggia Evolution, para iniciantes no preparo de café expresso com a conhecida “crema naturale”. Fabricada na Itália, a cafeteira manual mantém a temperatura consistente entre as extrações, para a consistência da bebida.
Também há vaporizador para preparar cappuccinos e lattes, pré-infusão automática para liberação de aromas, filtro de parede dupla e botões para acesso fácil aos controles da máquina. Além dos grãos, é compatível com sachês e seu tanque possui capacidade de 1,2 l.
)
Cafeteira Nespresso Essenza Mini
Prefere uma opção mais simples e prática? Neste caso, a cafeteira cápsula é a solução. Feita para combinar com pequenos espaços, já que é a mais compacta da marca, a Essenza Mini tem 19 bar de pressão e aquecimento ultrarrápido, entre os atrativos.
O usuário pode escolher entre expresso e lungo selecionando a programação preferida, bastando aguardar a bebida ficar pronta rapidamente. Essa versão tem reservatório com 600 ml e desligamento automático para evitar incidentes e economizar energia.
Cafeteira Nescafé Dolce Gusto Arno Genio S Plus
Uma cafeteira automática que também oferece praticidade para o dia a dia é a Nescafé Dolce Gusto Arno Genio S Plus. Ela tem painel digital com botão giratório para ajustar o nível de água, além de quatro opções de temperatura para um melhor desempenho.
Essa cafeteira cápsula usa pressão de 15 bar e prepara mais de 40 tipos de bebidas, incluindo chás e chocolates. Por sua vez, a tecnologia Espresso Boost umedece o café antes de realizar a extração, permitindo obter um sabor mais intenso.
Já a função XL possibilita utilizar xícaras de até 300 ml para cafés maiores, enquanto o desligamento automático entra em ação ao final para garantir a economia de luz.
)
Cafeteira Oster PrimaLatte Touch
Chegamos ao final da lista em que apresentamos algumas das melhores marcas de cafeteira expresso apresentando um modelo bastante versátil. Essa opção aceita o preparo de cafés usando pó, cápsula e sachê, conforme as preferências do usuário.
Ou seja, a Oster PrimaLatte Touch é uma opção tanto para os momentos que exigem maior rapidez quanto para aqueles em que você tem tempo livre para mostrar seu talento na cozinha.
Trazendo bomba de pressão de 19 bar, oferece extração mais consistente para sabor equilibrado e a crema característica do expresso. Ela inclui espumador e aquecedor de leite para bebidas elaboradas, painel touch e sistema de limpeza automática para os tanques de água e leite.
Qual é a sua cafeteira expresso preferida? Tem mais sugestões para incluir na nossa lista? Comente nas redes sociais do TecMundo, lembrando que estamos no Instagram, Facebook e outras plataformas.
Autor: TecMundo








.gif)











