Na tarde desta terça-feira (10), Jarbas Noronha estava ensinando sua turma de mecânica automotiva na Tumbler Ridge Secondary School a trocar óleo de carros. Aqueles com boa frequência às vezes têm permissão para mexer em seus próprios veículos, e um aluno foi até o estacionamento buscar o seu.
Em vez disso, o estudante voltou dizendo que ouviu tiros do lado de fora, conta o professor. Cerca de dois minutos depois, a diretora da escola, Stacie Gruntman, apareceu na porta da oficina, gritando: “Lockdown!”.
A oficina fica longe da entrada principal da escola e da sala da diretora. Noronha diz que ele e 15 alunos trancaram a porta do corredor e as duas portas da garagem que davam para o pátio da escola. Dois bancos de metal foram usados como barricadas.
“Estávamos na parte mais segura da escola”, diz o professor em uma entrevista por telefone. “Se alguém tentasse invadir pela porta do corredor, correríamos para o pátio pelas portas da garagem.”
Noronha afirma ter ficado de olho em um grande relógio de parede na oficina. Sua turma permaneceu na garagem por mais de duas horas até que policiais bateram à porta e os escoltaram até o centro recreativo da escola.
Foi somente quando Noronha chegou em casa, por volta das 19h, que soube da dimensão da violência. Foi o terceiro ataque a tiros mais letal da história do Canadá. Sete pessoas foram encontradas mortas na escola, incluindo a suspeita, segundo as autoridades. Outras duas pessoas foram encontradas mortas em uma residência local, e uma terceira morreu a caminho do hospital, informou a polícia.
O tiroteio abalou os moradores de Tumbler Ridge, uma cidade remota de 2.400 habitantes no nordeste da província de Colúmbia Britânica. Noronha leciona mecânica automotiva e marcenaria no ensino médio há dois anos, desde que se mudou do Brasil, seu país natal, em 2022, para ficar com sua esposa, moradora de Tumbler Ridge.
“Esta é uma cidade de caçadores. Todo mundo tem armas aqui”, afirma.
A polícia não divulgou a identidade do suspeito e das vítimas, nem comentou sobre a motivação da atiradora —ela foi descrita como “uma mulher de vestido e cabelos castanhos”, um fato incomum, já que ataques a tiros são quase sempre cometidos por homens.
Alunos e funcionários foram mantidos no centro recreativo enquanto as autoridades faziam a contagem, diz Noronha. A ordem de confinamento na cidade foi suspensa às 18h47, e os pais puderam buscar seus filhos.
O distrito escolar fechou a Escola Secundária Tumbler Ridge e a Escola Primária Tumbler Ridge pelo resto da semana. As autoridades provinciais disseram que psicólogos especializados em traumas seriam enviados à cidade para apoiar a comunidade.
“Estou bastante calmo, mas ainda não sei quantos alunos ficaram feridos”, diz Noronha. Ele acrescentou que Gruntman, a diretora, disse aos professores que eles seriam notificados por email quando a escola reabrisse. “Não acho que muitos alunos estejam em condições de voltar agora.”
Autor: Folha








.gif)












