quinta-feira, fevereiro 5, 2026
18.3 C
Pinhais

Carol De Toni deixa o PL e movimenta cenário político de SC

A deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) deixará o partido para concorrer ao Senado pelo estado de Santa Catarina. Segundo apuração da Gazeta do Povo, a decisão foi comunicada ao presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, nesta quarta-feira (4).

O movimento ganhou força após o presidente nacional do PL tentar convencer a parlamentar a disputar a reeleição à Câmara dos Deputados ou integrar uma chapa majoritária como candidata a vice-governadora de Jorginho Mello (PL). A estratégia do cacique tinha como objetivo acomodar a pré-candidatura ao Senado de Carlos Bolsonaro (PL), que trocou de domicílio eleitoral para a disputa pelo estado catarinense. O filho 02 do ex-presidente da República renunciou ao cargo de vereador no Rio de Janeiro e mudou para Santa Catarina no final de 2025.

O veto ao nome de Carol De Toni teria sido motivado por um acordo firmado entre o PL e a federação União Progressista, que inclui a pré-candidatura à reeleição do senador Esperidião Amin (PP) na aliança com Carlos Bolsonaro. Nas eleições de 2026, cada estado brasileiro vai eleger dois senadores. Se o PL lançasse a dupla e isolasse Amin na corrida pelo Senado, o PP já havia indicado que poderia se afastar de Mello e passar o apoio político ao pré-candidato ao governo João Rodrigues (PSD).

Diante desse cenário, De Toni passou a ser procurada por outras legendas e foi convidada pelo Novo para disputar uma vaga ao Senado. Além disso, também teria recebido sondagens de Avante, Podemos, PRD, MDB e PSD.

A Gazeta do Povo tentou contato com a assessoria de imprensa de Valdemar Costa Neto, mas foi informada que o partido não deve se manifestar oficialmente nesta quarta-feira.

VEJA TAMBÉM:

  • Carlos Bolsonaro (PL) renunciou o mandato como vereador pelo Rio de Janeiro para se mudar para Santa Catarina.

    Como Carlos Bolsonaro pode reverter desaprovação na disputa pelo Senado de Santa Catarina

Dobradinha entre Carol De Toni e Carlos Bolsonaro ao Senado chegou a ser cogitada pelo PL

Aliada da família Bolsonaro, a deputada foi anfitriã do ex-vereador carioca durante visitas aos municípios do Oeste catarinense no final do ano passado. Nas redes sociais, em julho de 2025, o filho de Jair Bolsonaro postou foto abraçado com De Toni, elogiou-a e se mostrou disposto a “aprender e dividir vivências”.

A hipótese de uma dobradinha chegou a ser cogitada pela sigla no estado, mas perdeu força diante da aliança do PL com o PP para sustentar a tentativa de reeleição do governador Jorginho Mello.

Em entrevista à Gazeta do Povo, no último mês de outubro, De Toni confirmou a intenção de ser pré-candidata ao Senado em 2026. Questionada na ocasião sobre a eventual disputa com Carlos Bolsonaro e com o senador Esperidião Amin, a deputada adotou tom diplomático.

“Respeito todos os colegas e concorrentes. Meu compromisso é com Santa Catarina e com os catarinenses, e sigo trabalhando para fortalecer a minha pré-candidatura com seriedade, diálogo e responsabilidade.”

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Smartband Samsung Galaxy Fit3 R$190 na Netshoes; saiba como aproveitar

Quando o assunto é tecnologia, a Samsung é uma...

Como o My Chemical Romance conquistou jovens que não eram nascidos no auge da banda

Também surgiram artistas jovens nesses estilos, como...

Lula faz afago enfático a Hugo; líderes veem tom de pré-campanha em jantar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez...

Tebet diz que considera Haddad essencial como candidato em SP

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS),...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas