sexta-feira, janeiro 23, 2026
22.6 C
Pinhais

Cavaliers valorizam história com título da NBA eternizado na Rocket Arena

Por décadas, a cidade de Cleveland, em Ohio, foi considerada “amaldiçoada” por não conseguir experimentar a sensação de ser campeã de uma das principais ligas do esporte americano.

Mesmo com os Cavaliers na NBA e os Indians na MLB, o último grande título havia sido a conquista da NFL com os Browns, em 1964, ainda antes da existência do Super Bowl — evento que passaria a ser disputado apenas três anos depois. Tudo mudou, porém, em 2016, com os Cavs.

Retorno a Cleveland

O astro LeBron James, nascido e criado em Akron, cidade próxima a Cleveland, voltou para casa em 2014 após uma tumultuada saída para o Miami Heat ao término da temporada 2009-10, sete anos depois de ter sido selecionado pelos Cavs na primeira posição do famoso draft de 2003.

Na Flórida, James, que havia sido varrido pelo San Antonio Spurs na Final de 2007, foi campeão em 2012 e 2013, vencendo o prêmio de MVP das Finais em ambas as oportunidades, além de ter sido o MVP das temporadas regulares de 2011-12 e 2012-13, repetindo a dobradinha de 2009 e 2010, quando ainda atuava em Cleveland.

A intenção com a volta para casa era clara: encerrar a tal “maldição” e dar o tão sonhado título à cidade.

Apostando no desenvolvimento do armador Kyrie Irving, os Cavs fizeram uma troca bombástica e mandaram, entre outros ativos, a primeira escolha do draft de 2014, Andrew Wiggins, para o Minnesota Timberwolves, e receberam Kevin Love.

Sob comando de David Blatt, os Cavaliers conseguiram o encaixe da equipe e terminaram na segunda colocação do Leste, com 53 vitórias em 82 jogos, embalando rumo ao título do Leste, mas perdendo a Final de 2015 para os jovens do Golden State Warriors, liderados por Stephen Curry.

Stephen Curry e LeBron James nas finais de 2015 da NBA • RAY CHAVEZ/MediaNews Group/Bay Area News via Getty Images
Stephen Curry e LeBron James nas finais de 2015 da NBA • RAY CHAVEZ/MediaNews Group/Bay Area News via Getty Images

A histórica temporada

O sonho havia sido adiado mais uma vez. E a temporada que viria a seguir, 2015-16, seria para lá de histórica. Foi a despedida de lendas como Tim Duncan, Kobe Bryant e Kevin Garnett.

Também houve o famoso Desafio de Enterradas do All-Star Game, em que Zach LaVine venceu Aaron Gordon em uma batalha épica.

Dentro de quadra, os Warriors mostraram que, mais do que títulos, o objetivo principal da franquia era construir a nova dinastia da NBA. Foram simplesmente 73 vitórias e apenas nove derrotas na temporada regular, quebrando o recorde de 72 triunfos que pertencia ao Chicago Bulls de 1995-96 e coroando Stephen Curry como o primeiro MVP unânime da história.

Nos playoffs, os Warriors passaram pelo Houston Rockets e pelo Portland Trail Blazers, fazendo 4 a 1 sobre ambos, mas precisaram reverter o 3 a 1 aberto pelo Oklahoma City Thunder na Final do Oeste.

Do outro lado, os Cavs, que ao longo da temporada trocaram Blatt por Tyronn Lue, varreram o Detroit Pistons e o Atlanta Hawks e foram novamente campeões do Leste, ganhando do Toronto Raptors na decisão da conferência por 4 a 2.

O reencontro estava marcado. E tudo pareceu desandar rapidamente para os Cavs. Os Warriors fizeram a lição de casa e venceram os dois primeiros jogos, em Oakland. O respiro veio com a vitória na sequência, em Cleveland, mas o banho de água fria não demorou.

Com duas partidas ainda previstas para a Califórnia, os atuais campeões abriram 3 a 1, resultado até então jamais revertido na história das Finais da NBA. Mas, com atuações épicas de LeBron e dos principais companheiros, Irving e Love, os Cavaliers buscaram a remontada, com uma vitória por 93 a 89 em plena Oracle Arena no decisivo jogo 7.

LeBron James comemora o título da NBA em 2016 • Carlos Avila Gonzalez/The San Francisco Chronicle via Getty Images
LeBron James comemora o título da NBA em 2016 • Carlos Avila Gonzalez/The San Francisco Chronicle via Getty Images

Logo após o estouro do cronômetro, James soltou a frase que já nasceria histórica e resumiria tudo: “Cleveland, this is for you” (Cleveland, essa é para vocês, em tradução livre).

Conquista eternizada

Para valorizar essa trajetória e celebrar essa conquista, quem vai à Rocket Arena, casa dos Cavs, sente o peso da história imediatamente. Isso porque, entre lojas da franquia e estandes de comida e bebida, há várias ativações.

O piso original da Quicken Loans Arena daquelas Finais de 2016, por exemplo, virou uma obra de arte. É a Monalisa do torcedor dos Cavs. Camisas históricas, painéis explicativos e o troféu conquistado naquela noite de 19 de junho de 2016 compõem a peça.

Não muito distante dali, também no saguão de passagem de torcedores, há ainda a Wall of Honor (Parede de Honra), celebrando a carreira não só de jogadores, mas de diversos personagens vinculados à franquia. Curiosamente, nenhum campeão em 2016, nem mesmo LeBron, aparece lá ainda.

Por outro lado, o brasileiro Anderson Varejão, que defendia os Warriors na ocasião, logo se juntará a eles.

Um outro painel mostra os uniformes icônicos dos Cavaliers, usados na conquista de títulos de conferência ou o famoso uniforme com mangas utilizado na temporada 2015-16.

Além de todas essas referências, é claro, há ainda no teto do ginásio os tradicionais banners de títulos de Divisão, Conferência e da NBA e as camisas aposentadas pela franquia. Tudo para que o torcedor sinta e relembre o peso de colocar fim à “maldição” de Cleveland.

*O jornalista viaja a convite da NBA Brasil

Autor: CNN Brasil

Destaques da Semana

Tarcísio diz que Bolsonaro pediu sua candidatura à reeleição em SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

Ex-atleta olímpico que estava no top 10 do FBI é preso

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (23)...

Como usar o WhatsApp para editar fotos com a Meta AI; passo a passo

Dentre as capacidades da Meta AI, a inteligência artificial...

Sommerfest movimenta Blumenau na próxima semana

Blumenau (SC) se prepara para reviver o clima da...

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas