As principais centrais sindicais farão no começo de fevereiro uma série de atos pelo Brasil para marcar o recebimento do primeiro contracheque isento do Imposto de Renda por trabalhadores que ganham até R$ 5.000 mensais. A medida entrou em vigor no dia 1º de janeiro.
“Essa era uma demanda antiga nossa, que felizmente foi encampada pelo governo e aprovada pelo Congresso. É uma medida que vai beneficiar mais de 15 milhões de trabalhadores”, diz Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), uma das centrais que participarão dos atos.
A princípio, os eventos estão marcados para 5 de fevereiro e devem ocorrer simultaneamente em diversas cidades. Em São Paulo, o palco deverá ser a avenida Paulista.
Participarão também CUT, Força Sindical, CTB, CSB, Nova e outras entidades de trabalhadores.
Segundo Patah, os atos, além de comemorarem a isenção do IR, apresentarão novas demandas, como redução da jornada de trabalho e fim da cobrança de imposto para participação nos lucros e resultados.
As centrais também aproveitarão os atos para promover uma forte campanha de sindicalização. “Desde a reforma trabalhista, o movimento sindical entrou em uma certa depressão, mas vamos agora mostrar a importância dos sindicatos para que novas conquistas sejam obtidas”, afirmou o dirigente.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





