segunda-feira, janeiro 19, 2026
18.3 C
Pinhais

Chelsea nomeia Liam Rosenior como novo treinador – 06/01/2026 – Esporte

Liam Rosenior foi confirmado nesta terça-feira (6) como o novo treinador do Chelsea, da Premier League, após a saída do italiano Enzo Maresca na semana passada.

O inglês de 41 anos assinou contrato até 2032, tornando-se o quarto técnico efetivo nomeado desde a aquisição do clube liderada pelo americano Todd Boehly, em 2022.

“Estou extremamente honrado e grato por ser nomeado treinador do Chelsea Football Club”, disse Rosenior, que deixa o cargo no clube francês Racing Strasbourg, em comunicado do clube londrino.

“Este é um clube com um espírito único e uma história orgulhosa de conquistar troféus.”

Nascido em Londres, Rosenior, cuja carreira como jogador incluiu passagens pelo Fulham, Hull City e Brighton and Hove Albion, assumiu o comando do Strasbourg em julho de 2024 após experiências como treinador no Derby County, onde foi assistente de Wayne Rooney, e Hull na segunda divisão inglesa.

O ex-atacante da seleção inglesa descreveu Rosenior como “um dos melhores treinadores com quem já trabalhei”.

Embora seja relativamente inexperiente como treinador de alto nível, sua reputação foi reforçada depois de levar o Strasbourg à qualificação europeia após um sétimo lugar no Campeonato Francês.

Naquele elenco estava o jovem meio-campista brasileiro Andrey Santos, emprestado pelo Chelsea.

“Ele é um ótimo treinador. Adoro trabalhar com ele. Todos os jogadores estão entusiasmados com seu comprometimento e sua visão”, disse Andrey Santos, que marcou dez gols na liga pelo Strasbourg na temporada passada.

Rosenior tornou-se o principal candidato para substituir Maresca, em grande parte devido ao fato de Strasbourg e Chelsea fazerem parte da mesma estrutura de propriedade de múltiplos clubes, com o clube francês sendo adquirido pelo consórcio BlueCo de Boehly em 2023.

Sua tarefa imediata será reverter a má fase do Chelsea, após uma sequência de apenas uma vitória em oito jogos da Premier League, embora ele provavelmente assista da arquibancada do Craven Cottage na quarta-feira (7), quando o Chelsea visitar o rival londrino Fulham, com o técnico do sub-21, Calum McFarlane, comandando a equipe.

A estreia de Rosenior no comando será no sábado (10), fora de casa, pela Copa da Inglaterra, contra o Charlton Athletic.

O Chelsea ocupava a terceira posição na tabela em novembro e era apontado como um dos candidatos ao título, mas desde então caiu para a quinta colocação e está 17 pontos atrás do líder Arsenal, após 20 rodadas.

Apesar de ter classificado o Chelsea para a Champions League e conquistado a Copa do Mundo de Clubes da Fifa no ano passado, a relação de Maresca com o clube tornou-se cada vez mais conflituosa.

Rosenior terá a missão de estabilizar a equipe e extrair o máximo de um elenco caro e repleto de nomes internacionais consagrados, um contraste com sua passagem pelo Strasbourg, onde trabalhou com um elenco pouco conhecido.

“Meu trabalho é proteger essa identidade e criar uma equipe que reflita esses valores em cada jogo que disputarmos, enquanto continuamos conquistando títulos”, disse ele. “Ter essa responsabilidade significa tudo para mim e quero agradecer a todos os envolvidos pela oportunidade e pela confiança depositada para assumir este cargo.”

Rosenior já havia usado uma entrevista a jornalistas ainda no Strasbourg para anunciar que havia acertado sua transferência para o Chelsea, dizendo que seus auxiliares Kalifa Cissé e Justin Walker o acompanhariam.

“Os últimos 18 meses foram uma alegria e os melhores da minha carreira profissional”, disse Rosenior.

“Recebi propostas de muitos clubes, incluindo da Champions League, com as quais sempre fui transparente com nosso presidente, Marc Keller, e com a diretoria. Amarei este clube para o resto da minha vida, mas não posso recusar o Chelsea.”

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas