A estatal chilena Codelco, maior produtora mundial de cobre, e a mineradora privada SQM anunciaram neste sábado (27) a criação de uma empresa gigante para explorar lítio.
O país sul-americano é o segundo maior produtor mundial de lítio, um metal leve usado em baterias para veículos elétricos.
A parceria público-privada será chamada Nova Andino Litio SpA e “realizará atividades de exploração, extração, produção e comercialização de lítio no Salar de Atacama até 2060”, disse a Codelco em comunicado após os reguladores autorizarem a aliança.
Ao lado de Austrália e China, o Chile é um dos maiores produtores de lítio atualmente. O país sulamericano também é um dos que mais refinam o mineral.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, em 2024, 98% do refino de lítio estava concentrado em três países: China, Chile e Argentina, sendo a China responsável pela grande maioria.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?




