O Ano Novo é um momento perfeito para iniciar o hábito de praticar exercícios, mas pode ser difícil descobrir por onde começar.
Jenny Liebl, treinadora da Associação Internacional de Ciências do Esporte, recomenda que novos praticantes comecem fazendo uma lista de motivos pelos quais querem se exercitar, concentrando-se em como desejam se sentir —por exemplo, menos cansados pela manhã, com mais flexibilidade ou mais energia.
Ao experimentar diferentes treinos, observe como você está se sentindo ao longo do tempo, diz Liebl. “Depois de uma ou duas semanas de prática, como está seu sono? Como estão seus joelhos e suas costas?”, sugere.
Essa abordagem permite que você use a si mesmo como referência, diz ela, em vez de se comparar com outras pessoas. Muitos iniciantes são muito duros consigo mesmos e presumem que não estão fazendo o suficiente, o que torna difícil continuar, acrescenta Liebl.
Não importa com que frequência você se exercita no início, desde que você consiga encontrar uma rotina. Escolha um horário em sua agenda para se exercitar —digamos, uma vez por semana— e seja consistente.
“Não importa o que você faça, se fizer com consistência, é aí que você verá resultados”, afirma Liebl.
Você não precisa encontrar o treino perfeito no primeiro dia. Use o primeiro mês do ano para explorar diferentes tipos de movimento e saber do que você gosta e o que faz você se sentir bem. Você pode se surpreender.
Com isso em mente, aqui vão cinco treinos para iniciantes para ajudá-lo a se movimentar.
O TREINO QUE NÃO PARECE TREINO
Para algumas pessoas, simplesmente chamar algo de treino pode ser um bloqueio mental. Então comece apenas com um conjunto simples de movimentos pela manhã para se preparar para o dia. Você nem precisa sair do seu quarto.
- Quanto tempo: 10 minutos
- Para que serve: Começar a se movimentar e desenvolver um hábito
- Frequência: Uma vez por semana para começar
A mobilidade, que é a mistura de flexibilidade e força, é importante para movimentos cotidianos como se abaixar ou alcançar uma prateleira alta. Melhorá-la leva menos tempo do que você imagina, se você se dedicar. A chave é encontrar movimentos que desenvolvam força em toda a sua amplitude.
- Quanto tempo: 10 minutos
- Para que serve: Sentir-se mais confortável e estável enquanto se movimenta
- Frequência: Até 3 vezes por semana
INTRODUÇÃO AO PILATES
Pilates não é apenas mais uma moda de exercícios, é uma ótima maneira de desenvolver força para a vida diária.
Muitas aulas em estúdio são construídas em torno de um aparelho chamado reformer, que usa molas e faixas para criar resistência. Mas você também pode fazer uma versão eficaz do treino em casa, no solo, sem nenhum equipamento.
- Quanto tempo: 10 minutos
- Para que serve: Desenvolver força no core, melhorar a postura e fortalecer a conexão mente-corpo
- Frequência: Uma vez por semana para começar
IOGA PARA RELAXAR
Ioga é outra excelente maneira de construir um hábito fitness. A prática pode ajudá-lo a relaxar, melhorar sua flexibilidade e ajudá-lo a se sentir mais confortável após um longo dia sentado. Uma sessão suave à noite também pode ser uma ferramenta útil para se preparar para dormir após um longo dia.
- Quanto tempo: 10 minutos
- Para que serve: Acalmar sua mente e relaxar seu corpo
- Com que frequência: Até 3 vezes por semana
TREINO PARA MELHORAR O EQUILÍBRIO
Equilíbrio, assim como força e flexibilidade, é importante manter à medida que você envelhece. É uma boa ideia testar-se de vez em quando para ver quão estável você se sente em seus pés. Se você não estiver satisfeito com os resultados, esses exercícios podem ajudá-lo a melhorar.
- Quanto tempo: Menos de 10 minutos
- Para que serve: Melhorar seu senso de equilíbrio e estabilidade
- Frequência: Até 2 ou 3 vezes por semana



