terça-feira, janeiro 13, 2026

Com Tera, Volkswagen cresce acima do mercado em 2025 – 05/01/2026 – Eduardo Sodré

A Volkswagen terminou 2025 com 436,3 mil carros de passeio e comerciais leves emplacados no Brasil. Em relação a 2024, houve um crescimento de 9%. No mesmo período, a alta do setor automotivo ficou em 2%, resultado que inclui ônibus e caminhões. Os dados foram divulgados pela montadora.

O SUV compacto Tera contribuiu para o resultado. Desde o início das vendas, em junho, o modelo teve 48,1 mil unidades comercializadas. Se mantiver esse ritmo, deverá ultrapassar o VW T-Cross e ocupar o posto de utilitário esportivo mais emplacado do país.

A marca ainda colocou a picape compacta Saveiro e o hatch Polo entre os mais vendidos, ocupando quatro das dez primeiras posições no ranking nacional de licenciamentos.

A aposta em modelos com estilo off-road tem impulsionado a marca alemã, que segue uma tendência cada vez mais consolidada no mercado. Segundo cálculo feito pela consultoria Bright, a soma de todos os SUVs vendidos no país em 2025 chegou a 948,9 mil unidades, o que representa uma fatia de 40,3% do total de licenciamentos.

“SUVs ganham ainda mais peso no fechamento [do ano], reforçando um mix mais caro, o que tende a pressionar o varejo quando o crédito está mais restrito”, diz o relatório divulgado pela Bright nesta segunda (5).

A combinação entre preço mais alto e encarecimento dos financiamentos devido às taxas de juros tem estimulado o segmento de carros por assinatura, que é um dos pontos mais explorados pela Volkswagen.

A montadora vem investindo na locação de longo prazo, e esse é um dos motivos de seus modelos serem comercializados predominantemente por venda direta. No caso do hatch Polo, cerca de 90% de seus faturamentos foram feitos em nome de empresas ao longo de 2025. O carro é um dos mais utilizados por motoristas de aplicativo, principalmente a versão Track.

Apenas no varejo, a Volkswagen cresceu 15,8% em relação a 2024, com um total de 176,8 mil emplacamentos —ou seja, a comercialização para pessoas físicas rpresentou 40,5% do total de unidades vendidas.

Para manter o crescimento em 2026, a montadora alemã precisa lançar versões híbridas de seus veículos. É nesse nicho que as marcas chinesas têm conquistado público e reputação, com forte presença no país.

Em outubro, a Volkswagen confirmou que todos os seus novos automóveis desenvolvidos no Brasil teriam opções eletrificadas a partir deste ano, mas sem revelar datas ou quais tipos de tecnologias seriam utilizadas.

O desenvolvimento dos novos conjuntos mecânicos é parte de um investimento de R$ 2,3 billhões que começa a ser aplicado agora. A linha de crédito foi disponibilizada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img