Você já imaginou como treina um fisiculturista do mais alto nível? A coluna teve acesso exclusivo a uma das sessões de musculação de Matheus Menegate –que competirá no Arnold Classic Ohio daqui menos de quatro semanas– comandadas por seu preparador, Marcelo Cruz.
Antes de apontar quais movimentos foram realizados e como eles foram executados na ocasião, é preciso contextualizar todo o planejamento do atleta nessa fase da preparação. Atualmente, Menegate faz dois treinos de musculação por dia –com excessão dos dois dias de descanso semanais previstos no plano– e cada um deles é seguido por um exercício aeróbico –geralmente, esteira.
Outra particularidade desse modelo é o fato de que o fisiculturista faz apenas uma série válida por exercício.
A sessão foi a segunda daquele dia, quando Menegate treinou costas: de manhã, ainda em jejum, o atleta da Integralmedica fez movimentos conhecidos como puxadas. Já no período da tarde, ele executou os padrões chamados de remadas.
Confira abaixo todos os exercícios e cargas do treino em questão:
Segundo Cruz, treinador e nutricionista de Menegate, o fato de o fisiculturista realizar dois treinos de musculação por dia faz com que ele não precise ficar tanto tempo na esteira, que o geraria mais estresse. Ainda de acordo com o profissional, a intenção é possibilitar que seu atleta imprima cada vez mais intensidade dentro de um mesmo volume –enquanto ele come cada vez menos.
No primeiro exercício da sessão, o atleta faz diversas séries de aquecimento e reconhecimento. Nos demais, ele se restringe a apenas uma ou duas séries preparatórias. Geralmente, a meta é de aproximadamente 12 repetições em cada uma das séries válidas.
Em Ohio, Menegate –atual top 7 do Olympia– enfrentará nomes como Mike Sommerfeld, Gabriel Zancanelli e Sam Sulek, por exemplo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha




















