
São quase 240 quilômetos entre Paracatu (MG) e a capital federal. E foi neste trecho que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), junto com outros congressistas de direita, decidiram realizar uma caminhada. O ato, batizado de “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”, foi anunciado pelo parlamentar como uma forma de protesto pacífico contra o que classifica como “arbitrariedades” no país, em crítica ao Supremo Tribunal Federal (STF). Este foi o tema do programa Última Análise desta terça-feira (20).
O ex-procurador Deltan Dallagnol exaltou a iniciativa e se mostrou otimista em relação aos resultados da caminhada de Nikolas. “Ele decidiu fazer alguma coisa, mesmo em um cenário de ‘terra arrasada’, se recusando a desistir. E o apoio das pessoas, que ele vem encontrando, é uma prova de que a iniciativa ressoou bem na população”, ele avalia.
Dentre os nomes que se juntaram ao ato, estão o do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO); Fernando Holiday, ex-vereador de São Paulo, e Carlos Bolsonaro (PL), ex-vereador carioca e pré-candidato ao Senado por Santa Catarina. No manifesto da caminhada, Nikolas condena “o cansaço moral de uma nação que vê o mal triunfar sem consequências”
O escritor Francisco Escorsim interpreta o trecho como um conselho especialmente para a direita. “A direita está em um estado de ‘cansaço moral’ e com medo de se manifestar. Então a manifestação carrega um simbolismo específico para este lado político. Neste sentido, acho que já funcionou e pode funcionar ainda mais”, explica ele.
Trump provoca europeus por Groenlândia
Em mensagens provocativas e agressivas em sua rede social, a “The Truth Social”, o presidente americano, Donald Trump, reforçou seu desejo de anexar o território da Groenlândia, hoje pertencente a Dinamarca. Em uma imagem, feita por Inteligência Artificial, o republicano aparece fincando uma bandeira americana no país. Trump tem ameaçado europeus com tarifas de 10% a quem se opuser à ideia.
“A princípio, não acho que está ameaçando invadir militarmente, mas propondo uma negociação comercial com tarfias, que ele usa como estratégia política. E é esta discussão que vai definir os rumos internacionais na região”, afirma a comentarista política Anne Dias.
Já Escorsim reforça a postura ativa do republicano, habitual desde o início de seu mandato. “Trump é alguém que veio para mostar força no cenário internacional e ser uma ‘locomotiva’. Foi ele quem colocou os EUA em confronto com chineses, além de solucionar as controvérsias na Ucrânia, no Oriente Médio e também na América do Sul”, relembra.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.
Fonte: Gazeta do Povo







