segunda-feira, janeiro 19, 2026
21.6 C
Pinhais

Corrida organizada por cubano em SP é adiada – 19/01/2026 – No Corre

Não que grandes organizadores de corrida, como a Iguana, da maratona SP City, ou o braço da Track&Field responsável pelo circuito homônimo, deixem de suar a camisa para viabilizar seus eventos.

Suam, e muito, dada a oferta cada vez maior de provas no país. Mas, fruto de um trabalho diligente de construção de marca, seus eventos já se tornaram desejados, para alguns até mesmo necessários.

Mas o que dizer de um camarada cujo ganha-pão é uma academia de boxe nos estertores do Rio Pequeno, na periferia de São Paulo, sujeito a toda sorte de calote e atrasos de pagamentos de mensalidades, cuja teimosia em organizar uma meia maratona não lhe traz retorno algum?

Não fosse isso algo tão distante de sua realidade, daria para dizer que “Papi”, o cubano Tomas Cabrera, que chegou ao Brasil na aurora do século, é movido por pulsões místicas, como se uma entidade a bufar em suas ventas o lembrasse de sua missão nesta encarnação: colocar de pé mais uma edição da Meia Internacional do Butantã.

Mas tá difícil.

Falei dela e dele em junho passado, quando Papi acreditava que iria realizar a prova em setembro, na mesmíssima data em que a blockbuster 70.3, o meio Ironman, iria tomar para si quase todo o campus da USP, por onde a meia de Papi também passaria. Foi este colunista que o alertou disso.

Com isso, a Meia do Butantã ficou para o próximo domingo, no aniversário de São Paulo, mas enfrentando agora problemas com inscrições, precisou ser adiada novamente, para maio.

A corrida de Papi é insólita: não tem massagistas ou degustação de whey no pós-prova, vagas de estacionamento em shoppings, entrega de kit em lojas climatizadas; o kit, há que buscá-lo na subprefeitura do Butantã; e em vez do mesmíssimo locutor a disparar as mesmíssimas platitudes a minutos da largada, é possível que um ou dois políticos locais se sirvam do microfone.

E é por isso que participar da Meia do Butantã, caso ela de fato aconteça, vale a pena: aqui a tal “experiência” não está no que é acessório –camiseta, entretenimento, jabás duvidosos adicionados ao kit–, mas no essencial, a corrida propriamente dita e o espírito fraterno que congraça os participantes.

E já que bater no pipoca é neste janeiro o esporte preferido da malta corredora, vale mencionar que o pipoca, como é chamado o sujeito que corre sem pagar inscrição, inexiste na Meia do Butantã, apesar do preço já mais “adulto”: no lote que vigia até semana passada, R$ 165.

Se Papi não entregar a camiseta ou a medalha pactuadas, ou se faltar água gelada, para mencionar algumas falhas bizarras da última São Silvestre, ele não terá o álibi bem marromeno da irrupção do pipoca, essa chaga nacional, verdadeira saúva, o grande culpado pelos males do Brasil.

Como se o pipoca tivesse brotado do nada, e sua presença não fosse precificada, e bem precificada, previamente.

A propósito, não faltaram água gelada, medalha e camiseta nas edições pregressas da Meia do Butantã.

Faltaram a USP no itinerário da primeira edição, trecho suprimido na véspera por razões financeiras; e ainda a viagem a Havana prometida para o campeão de 2024. O site também é bem pouco católico e não comunicava o mais recente adiamento.

Se até maio der outro chabu, me chama no (11) 99752-0804 que repasso o zap do Papi.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Triplo A: Sanepar mantém patamar mais alto da escala de rating da Moody’s

Prestes a completar 63 anos de sua fundação na...

França rejeita convite de Trump para Conselho da Paz em Gaza

A França deve rejeitar o convite feito pelo presidente...

Ventura pede apoio de outros partidos de direita em Portugal

O líder do partido de direita nacionalista Chega, André...

Steam libera jogo grátis por menos de 24 horas! Resgate agora

Procurando algo diferente para jogar sem custos no PC?...

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas